A Zoho Corporation, empresa multinacional de tecnologia e softwares empresariais, anunciou o lançamento do Marketing Automation, uma versão avançada de sua plataforma de automação de marketing. Projetada para capacitar profissionais de marketing e impulsionar o sucesso empresarial, a plataforma visa facilitar a maneira como as empresas planejam, executam e avaliam suas estratégias de marketing multicanal.

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De acordo com o gerente de marketing da Zoho, Raphael Leite, o Zoho Marketing Automation é uma plataforma integrada que simplifica e amplia as atividades de marketing digital. Para isso, combina ferramentas e recursos que vão do planejamento inicial de campanhas à mensuração do retorno do investimento (ROI), após sua execução.

Em outra frente, a plataforma também promete melhorar o engajamento de empresas com clientes e potenciais clientes em múltiplos canais como e-mail, SMS e redes sociais, em um único ambiente.

“O mercado global de automação de marketing tem crescido à medida que as empresas buscam maneiras mais eficientes de atingir seus públicos-alvo e otimizar suas estratégias de marketing. No Brasil, como em muitos outros lugares, a automação de marketing também é uma tendência crescente à medida que as empresas procuram se destacar em um ambiente digital cada vez mais competitivo”, comenta.

Segundo uma pesquisa realizada pela OTRS Spotlight: IT Service Management 2023, quando se trata de automação de processos, o mercado brasileiro está à frente de outros países. No Brasil, 52% das empresas já adquiriram ferramentas necessárias e têm experiência para usá-las. Se considerar todos os mercados pesquisados, a média geral é de 28%.

O estudo destaca também o uso da Inteligência Artificial (IA) na automação de processos. O levantamento mostra que dos 59% dos participantes que já usam a automação de processos de negócios, também estão usando ativamente a IA ou aprendizado de máquina, como parte dos fluxos de trabalho e gerenciamento de tarefas. O índice vale para o Brasil.

Plataforma “tudo em um”

Entre outras novidades da plataforma, está um editor automático para a construção de landing pages e também um dashboard para o controle de leads com informações sobre suas origens, maturidade e região.

O Zoho Marketing Automation também conta com um recurso de comunicação capaz de gerar gatilhos de engajamento em clientes em potencial por meio de campanhas, e-mail marketing, SMS e outros recursos. Além disso, guia empresas na gestão desses contatos ao longo de toda a jornada de compra. Os recursos permitem a criação de páginas completas, captura e gestão de leads sem a necessidade de especialistas técnicos.

Outro diferencial está na integração com algumas ferramentas que profissionais do marketing usam no dia a dia, como o Zoho CRM, ferramenta de gestão de relacionamento com os clientes da Zoho, chatbots, otimização da conversão (CRO), gestão de webinars e eventos, entre outros.

Segundo a empresa, dessa forma é possível reduzir custos, otimizar o tempo e ainda melhorar a satisfação dos clientes, como mostra o estudo da OTRS Spotlight: IT Service Management 2023. 

A pesquisa revela que 23% dos executivos no Brasil admitem que economizaram tempo com a ferramenta, enquanto outros 19% listaram crescimento da empresa e outros 18% apontaram redução de custo.

“Com um foco na automação, engajamento e integração de canais, a Zoho Corporation está determinada a transformar o cenário do marketing digital, com objetivo de revolucionar a forma como as empresas se comunicam com seus clientes e impulsionam o crescimento dos negócios”, acrescenta Leite.

O executivo diz, ainda, que a nova versão introduz uma série de recursos como, por exemplo, experiência do usuário aprimorada, editor de ‘Arrastar e Soltar’ para landing pages, gerenciamento avançado de contatos, engajamento de leads completo, geração de leads centralizada, qualificação de leads modernizada, planejamento e orquestração de campanhas, análise web e gestão de e-commerce.

O lançamento da plataforma aconteceu no evento Growth Conference, em São Paulo, durante os dias 23 e 24 de agosto. Nesse período, a Zoho afirmou ter recebido centenas de interessados na versão beta da nova plataforma, que já está disponível para o mercado brasileiro desde o dia 15 de setembro.