(“Zona Eleitoral” é uma coluna de notas sobre as eleições gerais deste ano, produzida pelos jornalistas da Reuters no Brasil)

(Reuters) – O Instagram marcou uma publicação sobre as eleições feita pelo jogador Neymar na rede social como informação falsa, e citou checagens feitas pelas agências Reuters Fact Check Brasil e Aos Fatos para embasar a decisão.

Neymar repostou um vídeo do pastor evangélico André Valadão no qual o líder religioso afirma enganosamente ter sido obrigado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a fazer uma retratação ao ex-presidente e candidato ao Planalto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas redes sociais.

Na verdade, o TSE somente intimou o pastor para que ele apresentasse sua defesa em um pedido de direito de resposta feito pela campanha de Lula, um procedimento padrão em processos judiciais, de acordo com a Reuters Fact Check Brasil.

A Reuters Fact Check Brasil tem um canal no WhatsApp (11 91599-9278) para o envio de mensagens com informações suspeitas, que podem ser checadas pelos jornalistas da agência. Todas as informações checadas são disponibilizadas na internet.

DISPUTA DE LIVES

Depois que o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) quebrou recorde de audiência em uma live na internet, ao atrair público de mais de 1,7 milhão de espectadores simultâneos em entrevista ao podcadt Inteligência Ltda. na quinta-feira, o ex-presidente Lula irá fazer uma live nesta sexta com o deputado federal André Janones (Avante-MG), que tem uma legião de seguidores nas redes sociais.

Lula havia estabelecido na semana passada o recorde de audiência em lives ao atrair mais de 1 milhão de espectadores simultâneos em entrevista ao Flow Podcast, superando justamente entrevista de Bolsonaro ao mesmo canal, que tinha registrado audiência de 550 mil pessoas assistindo ao mesmo tempo.

“Muita coisa ainda está por vir! Votos serão ganhos e recordes serão quebrados!”, disse Janones em postagem no Twitter.

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI9K0Q0-BASEIMAGE