Até pouco tempo atrás, os shoppings centers foram o grande símbolo do consumismo e varejo. Estruturas faraônicas foram erguidas em todos os cantos do mundo, aglutinando em um único espaço excessivamente refrigerado lojas, restaurantes, lanchonetes de fast-food, cinemas e dezenas de atrações.

Menos de quatro décadas após inauguração, estrutura foi demolida

A ascensão do comércio online e a possibilidade de “visitar” centenas de lojas sem precisar sair de casa está tornando o conceito de grandes centros de compras cada vez mais obsoleto.

Nos Estados Unidos, essa mudança de comportamento já reflete na sociedade. Cada vez mais shoppings centers estão fechando as portas ou buscando uma nova vocação para os seus imensos espaços. Analistas apontam que 25% dos centros comerciais do país irão fechar até 2022.

A decadência do Randall Park Mall, em Ohio, é exemplo desta transformação. Inaugurado em 1976, o espaço já foi considerado o maior shopping dos Estados Unidos. Depois de 33 anos, a falta de interesse fez com que as portas fossem fechadas. Neste ano, menos de quatro décadas após a inauguração, a estrutura foi demolida.

Randall Park Mall concentrava lojas, restaurantes, cinemas e outras atrações

O fotógrafo Matthew Christopher foi uma das últimas pessoas a documentar a propriedade abandonada antes de sua destruição para o site Abandoned America. Neste link você confere todas as fotos do ensaio.