07/12/2020 - 20:37
Nova York, 07/12 – A varejista Target, dos Estados Unidos, entrou com uma ação judicial contra as principais processadoras de carne de frango do país por suposta formação de cartel. Na sexta-feira, a rede de fast food Chick-fil-A tinha entrado com ação contra as companhias.
As ações da Target e da Chick-fil-A são as mais recentes em uma batalha legal que já dura quatro anos. Elas alegam que as companhias do setor Claxton Poultry Farms, Fieldale Farms, Perdue Farms, Pilgrim’s Pride, Sanderson Farms e Tyson Foods, entre outras, inflaram artificialmente os preços do produto. Em sua ação, a Target está buscando uma indenização – a ser determinada em julgamento – e o pagamento de honorários legais.
Nos últimos anos, as redes de varejo Kroger, Walmart e Albertsons, além das fornecedoras de alimentos Sysco e US Foods Holding, que trabalham com clientes do setor de food service, processaram as companhias de frango. Nos últimos dois meses, Campbell Soup, White Castle, Golden Corral, Cracker Barrel e Aldi também entraram com ações.
Representantes da Fieldale, da Perdue e da Tyson disseram que as companhias negam as acusações. Representantes da Claxton e da Sanderson não quiseram se pronunciar. A Pilgrim’s não respondeu a um pedido para comentar o assunto.
Em outubro, a Pilgrim’s fechou acordo com a Divisão Antitruste do Departamento de Justiça dos EUA e se comprometeu a pagar uma multa no valor de US$ 110,524 milhões por restrições à concorrência, que afetaram três contratos de venda de frango a um cliente norte-americano.
A Tyson Foods disse em junho que estava colaborando com a investigação do Departamento de Justiça sobre formação de cartel na venda de frango para restaurantes e supermercados. A Tyson forneceu informações como parte de um programa de leniência, que pode evitar que a companhia seja processada criminalmente.
Neste ano, vários executivos do setor de frango nos EUA foram indiciados pelo Departamento de Justiça, como parte de uma investigação em andamento. Os indiciamentos alegam que ex e atuais executivos de várias empresas do setor fixaram preços entre 2012 e o começo de 2019. Fonte: Dow Jones Newswires.