30/08/2021 - 21:54
Nos últimos dias muitos brasileiros que já completaram o esquema vacinal têm reclamado que não conseguem emitir o certificado de vacinação contra a Covid-19.
Nesta segunda-feira (31), o Ministério da Saúde admitiu que persiste a instabilidade no sistema Conecte SUS Cidadão, plataforma que emite o certificado de vacinação contra a Covid-19 para as pessoas que já tomaram as duas doses ou dose única.
+ Covid-19: veja como tirar o certificado de vacinação em três idiomas
Apesar de o ministério dizer que o problema seguia apenas para celulares Android, usuários do sistema iOS e também os que tentaram acessar o site na noite desta segunda-feira ainda apontavam que as falhas continuavam.
De acordo com o G1, o ministério disse que os usuários que não conseguiram acesso ao certificado até 10 dias após a imunização completa devem procurar o local de vacinação, ou a secretaria estadual, ou municipal de saúde de sua região, para solicitar o registro.
Veja abaixo o passo a passo para tirar o certificado:
1- Acesse a plataforma do ConecteSUS e clique em “Cidadão”;
2- Vá ao tópico “Vacinas” e clique em “Acesse Agora”;
3- Será necessário criar uma conta no site;
4- Clique em “Carteira de Vacinação Digital”;
5- Nela, vai aparecer as doses tomadas pelo cidadão. Basta acessar “Certificado de Vacinação”;
6- Quando aparecer o certificado, é possível selecionar o idioma.