07/02/2022 - 20:39
O TikTok se tornou um dos aplicativos mais usados em todo o mundo em 2021 e o Brasil é o segundo país que mais consome conteúdo no serviços, perdendo apenas para a China, de acordo com um estudo da consultoria alemã Statista.
A rede social de vídeos curtos conquistou principalmente a geração mais jovem. Mas como alguém que tem o interesse em começar a gerar conteúdo na rede deve começar?
+EUA: Starbucks lança linha de bebida energética e tem planos para novos produtos
A bailarina profissional Ramana Borba tem mais de 5 milhões de seguidores na rede e produz conteúdo para o TikTok desde 2020, incentivada pela irmã mais nova.
@ramanaborba A porcentagem da sua bateria é o quanto vc é #malvada !! 👀👀👀 eu: 94% kkkk @zefelipecantor @virginiafonseca #foryou #dance ♬ Malvada – Zé Felipe
Ela conta que começou a produzir os vídeos somente com seu aparelho de celular e um ring light, acessório que auxilia na iluminação do cenário quando a luz natural não estiver presente.
“No começo eu só usava mesmo ring light e telefone. Eu sempre gostei muito de brincar com cenários, então eu gravava na varanda da minha casa, no quarto, na sala e tentava fazer um ângulo diferente. O ring right é importante e depois você pode investir em um videomaker, comprar uma câmera e começar a testar novas coisas”, contou.
Apesar disso, Ramana aconselha quem está começando na plataforma a pensar fora dos equipamentos e no que ela quer entregar e para quem. Ela acredita ser preciso entender o seu público e entregar conteúdos que façam sentido para eles.
“Para crescer em qualquer plataforma é preciso entender qual o seu conteúdo, nicho e a mensagem que você quer passar. Na minha dança eu gosto muito de falar de empoderamento, amor-próprio e sobre a beleza negra. Eu conheço muitas pessoas que são talentosas e conseguem atingir outras pessoas mesmo sem condições de ter equipamentos caros”, aponta.
Outra dificuldade que pode surgir para quem está começando na rede social é encontrar onde estão os filtros, efeitos e músicas no programa. Ramana dá uma dica prática que pode facilitar o aprendizado. “Salve o vídeo para ele ficar sempre guardado porque ali vai estar disponível a música, o efeito e o filtro utilizado”, concluiu.