08/02/2022 - 0:14
Os números do NHS (National Health Service) no Reino Unido, apresentados esta segunda-feira (7), foram chocantes: 16 crianças morreram com a Covid-19 em hospitais ingleses ao longo de janeiro, o número mais alto desde o início da pandemia, de acordo com dados do Governo britânico. Quatro dos que morreram eram bebês ou crianças com menos de 4 anos, e 8 eram adolescentes entre os 15 e 19 anos.
+ Reino Unido e Irlanda vão tentar sediar a Euro 2028 em vez da Copa do Mundo de 2030
Os dados do NHS também mostraram um número superior ao recorde anterior registado em dezembro, quando foram registadas 14 mortes em crianças com a Covid-19, das quais três estavam na categoria mais jovem. Os números também mostraram que 904 crianças foram internadas em hospitais em Inglaterra em apenas numa semana, até 28 de janeiro, outro recorde para a pandemia. Dessas 904 crianças, mais de metade (519) tinham menos de 5 anos.
Em comparação, a mesma semana, em dezembro, registou menos de metade do número de janeiro, com 424 crianças menores de 17 anos internadas em hospitais pela Covid-19, até então o número mais alto observado durante toda a pandemia.
No entanto, os números não permitem esclarecer quantos casos de coronavírus foram detectados quando as crianças foram levadas ao hospital por motivos não relacionados com a Covid-19 ou seja a pandemia foi o principal motivo da sua admissão em hospitais ou morte.
“A Ômicron é altamente transmissível em todas as faixas etárias e os casos da Covid-19 permanecem altos, inclusive entre crianças. No entanto, o número de crianças no hospital que testou positivo para a Covid-19 permanece proporcionalmente muito baixo”, garantiu uma porta-voz da Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido.