27/04/2022 - 8:50
A Agrishow está de volta. O intervalo de praticamente três anos entre a última edição, em 2019, e a reabertura dos portões na segunda-feira (25) parecia uma eternidade para assíduos frequentadores da feira sediada em Ribeirão Preto (SP). Era o que se via pela satisfação de organizadores, expositores e visitantes. A exposição, que vai até sexta-feira (29), é uma das principais vitrines mundiais de tecnologia agrícola e um importante termômetro do setor. E, pelo visto, a temperatura está elevada.
Na edição passada, foram R$ 2,9 bilhões em negócios. Agora, fala-se em mais que o dobro. O presidente de honra da feira, Maurílio Biagi, citou que o faturamento pode chegar a R$ 6 bilhões. Já o presidente geral da Agrishow, Francisco Maturro, mais contido, preferiu não arriscar uma estimativa. Certeza mesmo é que o setor se manteve aquecido, apesar das adversidades enfrentadas nesse período, com mais intensidade no ano passado.
+ Agrishow/Abimaq: modernização das máquinas agrícolas passa por novo Plano Safra
Lideranças do segmento de máquinas agrícolas afirmaram que as linhas de produção seguiram ativas, pois a demanda também não parou. O agro não parou. O que mudou, ou melhor, evoluiu foi a maneira de se relacionar. O contato digital extrapolou e-mails e grupos de WhatsApp e, em outras plataformas, virou mesa de negociação, centro de capacitação, assistência técnica, entre tantas outras facilidades. A retomada da Agrishow potencializa tudo isso, e vice-versa.
Em alguns casos, a exposição das ferramentas tecnológicas à disposição do agricultor era comparável à sala de controle de um aeroporto. “Sem exageros”, disse a vice-presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Ana Helena Andrade, que é responsável pela Câmara de Máquinas Agrícolas da entidade e também diretora de Assuntos Governamentais da AGCO do Brasil. Isso pelo nível de detalhamento sobre a performance de máquinas, lavouras e profissionais, o que gera ganhos precisos e expressivos em produtividade, redução de custo e sustentabilidade. Para muitos expositores, poder falar sobre todos esses ganhos de maneira presencial é ainda melhor.
A Agrishow é uma realização conjunta entre Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) e Sociedade Rural Brasileira (SRB).