Que o Chevrolet Onix é o novo campeão de vendas do Brasil todo mundo sabe. Que a família Onix (hatch e sedã) foi o carro mais emplacado no ano passado todo mundo também sabe. O que pouca gente sabe é que a dobradinha Onix/Prisma foi a líder de faturamento em 2015 e que arrecadou quase o dobro da dupla Palio/Siena, da Fiat. Por meio de fonte fidedigna, consegui ter acesso aos números de licenciamento dos principais modelos por motorização. E isso revela muita coisa.

A primeira delas é que o mix de vendas do carro de entrada da Fiat não é composto por 50% do Palio (projeto de 2011) e 50% do Palio Fire (projeto de 1996), como diz oficialmente a montadora. Na verdade, nos dois últimos anos, a dependência do velho Palio Fire foi de 54,6% em 2014 e de 52,2% em 2015. Isso explica porque em breve a Fiat lançará o pequeno Mobi para substituir o Palio Fire. Outra revelação: em termos de faturamento, o Fox é mais importante para a Volkswagen hoje do que o Gol. E isso pode ter relevância em termos estratégicos. Mas isso é outro assunto.

O caso do Onix é muito mais interessante, pois as versões 1.0 respondem por “apenas” 56,1% de seu mix, enquanto as configurações 1.4, bem mais caras, somam 43,9%. Dessa forma, os 55.329 Onix 1.4 emplacados em 2015 o colocaram na frente de todos os carros com motorização entre 1,1 e 1,9 litro de cilindrada. No caso do Prisma, a divisão é ainda mais favorável à General Motors: o sedã tem 65,9% de suas vendas com motor 1.4 e apenas 34,1% com motor 1.0. O fenômeno se repete com os sedãs Hyundai HB20S e Ford Ka+, mas não com o já citado Siena.

O faturamento por modelo e/ou versão é um segredo de Estado. Mas, com base nas vendas por motorização e tomando os preços das versões mais baratas em 31 de outubro, pude calcular o faturamento mínimo de cada modelo. As contas foram feitas considerando só as versões básicas, sem os equipamentos opcionais. Assim, as arrecadações podem ter sido uns 20% maiores do que o calculado. De qualquer forma, o comportamento do mercado é linear em termos de procura por equipamentos – portanto, o ranking serve como referência.

Entre os 30 carros mais vendidos do mercado, o ranking de arrecadação por famílias é o seguinte: Chevrolet Onix/Prisma (R$ 8,247 bilhões), Hyundai HB20/HB20S (R$ 6,802 bilhões), Ford Ka/Ka+ (R$ 5,554 bilhões), Fiat Palio/Siena (R$ 4,786 bilhões) e Volkswagen Gol/Voyage (R$ 4,676 bilhões). Por modelo de carroceria, tivemos nada menos que 29 carros com faturamento acima de R$ 1 bilhão em 2015. Confira a lista.

1º Toyota Corolla – R$ 5,691 bi

 Fiat Strada – R$ 5,283 bi

 Chevrolet Onix – R$ 5,052 bi

 Fiat Palio – R$ 4,254 bi

 Hyundai HB20 – R$ 4,196 bi

 Honda HR-V – R$ 3,770 bi

 Ford Ka – R$ 3,706 bi

 Volkswagen Fox – R$ 3,299 bi

 Jeep Renegade – R$ 3,230 bi

10º Chevrolet Prisma – R$ 3,194 bi

11º Fiat Uno – R$ 3,014 bi

12º Volkswagen Gol – R$ 2,982 bi

13º Hyundai HB20S – R$ 2,606 bi

14º Ford EcoSport – R$ 2,486 bi

15º Renault Duster – R$ 2,410 bi

16º Honda Civic – R$ 2,400 bi

17º Renault Sandero – R$ 2,375 bi

18º Honda Fit – R$ 2,238 bi

19º Ford Fiesta – R$ 2,064 bi

20º Volkswagen Up – R$ 2,007 bi

21º Volkswagen Voyage – R$ 1,784 bi

22º Ford Ka+ – R$ 1,590 bi

23º Toyota Etios – R$ 1,521 bi

24º Chevrolet Spin – R$ 1,521 bi

25º Honda City – R$ 1,460 bi

26º Renault Logan – R$ 1,403 bi

27º Toyota Etios Sedan – R$ 1,193 bi

28º Chevrolet Cobalt – R$ 1,134 bi

29º Chevrolet Classic – R$ 1,056 bi

30º Nissan March – R$ 914 milhões