02/02/2023 - 17:45
Depois das fintechs, healthtechs, insurtechs e muitas outras techs, o setor de beleza é a bola da vez no mundo das startups. Ele faz parte do segmento de beauty techs, empresas que unem cosméticos e tecnologia em um mercado que deve atingir R$ 40 bilhões neste ano. De olho no potencial de lucrar nessa onda, a empresa de investimento em biotecnologia Mkm Biotech firmou um acordo com a startup de alta perfumaria Amyi. “Observamos uma oportunidade ímpar de inaugurarmos com o pé direito nossos investimentos em beauty tech”, disse o CEO da Mkm Biotech, Carlos Zago.
A Amyi se posiciona como uma casa de alta perfumaria brasileira, que usa tecnologia e inovação para criar perfumes únicos e experiências olfativas diferentes. O acordo firmado consiste em investimentos que compram a participação da Mkm na startup, além de fornecer uma rede de contatos e a competência de um time especialista em biotecnologia na indústria farmacêutica. “A ideia é que o cientista possa manter o foco em avançar suas pesquisas, enquanto nos ocupamos dos demais aspectos do negócio”, afirmou Zago.
Em 2020, um dos perfumes da marca, o Amyi VIII, criado com exclusividade pelo perfumista Samuel Moraes, foi nomeado finalista da sétima edição anual do The Art and Olfaction Awards, premiação que reconhece a perfumaria criativa independente ao redor do mundo, na categoria Perfumaria Independente. Foi a primeira vez que uma marca brasileira alcançou esse feito. As coleções são destinadas a ambos os gêneros, ou seja, compartilháveis entre homens e mulheres, além de não conterem nenhum ingrediente de origem animal. A marca também não realiza testes em animais.
O investimento da Mkm na Amyi é o primeiro da empresa no setor de beleza e perfumaria. O foco atual da venture capital é em projetos no setor da saúde, em tratamentos de câncer e também na viabilização de tratamentos pela cannabis medicinal.