PEQUIM (Reuters) – Pequim apoiará empresas líderes na criação de grandes modelos de inteligência artificial (IA) que podem desafiar o ChatGPT, disse o departamento de economia e tecnologia da informação da cidade na segunda-feira.

A cidade apoiará as principais empresas a investir na criação de uma estrutura de código aberto e acelerar o fornecimento de dados básicos, afirmou em comunicado.

A agência também disse que 1.048 empresas de inteligência artificial relevantes, ou 29% do total do país, estavam localizadas em Pequim em outubro do ano passado. Também afirmou que busca maneiras de cultivar talentos e conduzir pesquisas em áreas como governança ética.

+ Executivo do Google faz alerta sobre problemas da inteligência artificial

+ Alibaba testa ferramenta de inteligência artificial no estilo ChatGPT

O chatbot de sucesso da OpenAI, apoiado pela Microsoft, ChatGPT, tornou-se o aplicativo de consumidor que mais cresce na história e está aumentando rapidamente a conscientização na China sobre o quão avançada é a inteligência artificial dos Estados Unidos.

Enquanto os residentes na China não conseguem criar contas na OpenAI para acessar o chatbot, as empresas estão correndo para integrar a tecnologia em seus produtos e gigantes tecnológicos chineses como Baidu e Alibaba estão se preparando para lançar serviços rivais.

Os reguladores chineses não comentaram sobre o ChatGPT até agora, embora a mídia estatal tenha alertado sobre os riscos do mercado de ações em meio a um frenesi sobre ações de empresas locais do modelo ChatGPT.

(Por Ella Cao e Liz Lee)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ1C0RX-BASEIMAGE