13/11/2018 - 18:11
A Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) espera em média uma alta de 5% nas vendas do setor durante a próxima edição do Black Friday, marcada para 23 de novembro. “Há boa expectativa por parte da indústria”, afirma em nota o presidente da entidade, José Jorge do Nascimento.
Para o executivo, é possível imaginar a colocação de novas encomendas para a indústria ainda este ano, para reposição do Natal e a fase seguinte, de trocas e liquidações por parte do comércio. Ele destaca que o setor, que representa 3,34% do Produto Interno Bruto (PIB) Industrial do País, espera crescer em 2018 cerca de 7% na média dos três setores: linha branca, áudio e vídeo (linha marrom) e portáteis.
Na opinião de Nascimento, no fechamento deste ano, a expectativa é de desempenho semelhante ao do ano passado. “Temos na Black Friday a expectativa de vender em algumas linhas de produtos cerca de 5% mais, como TVs, em outras podemos superar esse índice, mas de forma bastante individualizada, principalmente portáteis. Já a linha branca deve manter o mesmo comportamento do ano passado.”
Na sua avaliação, esse novo momento pode devolver ao Brasil, tanto para consumidores, quanto para empresários, a confiança necessária para a retomada do crescimento, com a volta gradual de investimentos e das contratações de mão de obra.