A Nintendo divulgou nesta semana um kit para realidade virtual que pode ser conectado ao console Switch. O lançamento faz parte da linha Labo, uma série de produtos da gigante dos games feitos de papelão e que estimula a criatividade e a coordenação motora de crianças e adolescentes. O conjunto de fone de ouvido e óculos especial chega aos mercados no dia 12 de abril, a custo de US$ 80 (aproximadamente R$ 310).

O Labo VR vem com peças para montar até cinco modelos diferentes, incluindo um com câmera fotográfica. Esta é a primeira incursão da Nintendo neste tipo de tecnologia desde o Virtual Boy, lançado em 1995. Apesar do pioneirismo em games em realidade virtual, o produto foi um fracasso de vendas e não teve continuidade pela companhia japonesa.

“Este novo kit se baseia nos princípios básicos do Nintendo Labo para introduzir a realidade virtual de uma forma divertida e acessível para crianças e jovens”, disse o presidente da Nintendo nos Estados Unidos, Doug Bowser.

O lançamento do Labo VR foi feito semanas depois da Nintendo anunciar que projeta uma redução nas vendas do Switch de 20 milhões para 17 milhões de unidades em 2019. O console lançado em 2017 é a maior fonte de renda da Nintendo, com mais de 30 milhões de unidades vendidas em todo o mundo.