Esteja você procurando melhorar sua saúde geral ou impulsionar seu sistema imunológico , a vitamina C é um dos nutrientes mais importantes de que você precisa para se manter saudável e é uma opção para muitas pessoas quando pensam que estão ficando doentes. As pessoas juraram por ele há anos (seja em alimentos ou suplementos) e por boas razões. Especialistas em saúde, nutricionistas e cientistas concordam que não só é um nutriente vital, mas também pode ajudar a prevenir infecções e ajudá-lo a melhorar quando já está doente.

A vitamina C é um antioxidante importante para a saúde imunológica. Ele age ajudando seu corpo a se curar e a combater infecções, e pode ajudar a evitar que você adoeça e apoiá-lo quando estiver doente. Mas você sabia que seu corpo precisa de vitamina C para uma tonelada de outras coisas?

+ O que acontece com seu corpo quando você come maçã todos os dias?
+ Como se motivar para se alimentar melhor e se exercitar mais em 2021

Por que a vitamina C é importante?

A vitamina C é um antioxidante que ajuda a proteger o corpo de substâncias nocivas, como os radicais livres causados ​​pelo estresse oxidativo, que são moléculas que podem danificar as células. É importante obter vitamina C por meio de suplementos ou alimentos, pois seu corpo não consegue produzi-la sozinho.

Além de seus efeitos protetores, curativos e antioxidantes, a vitamina C também ajuda os pacientes com câncer a  melhorar sua qualidade de vida e a apresentar menos efeitos colaterais do tratamento. Acredita-se que a vitamina C também protege a saúde cardiovascular. Um estudo mostrou que pessoas que tomaram pelo menos 700 mg de vitamina C por dia apresentaram fatores de risco mais baixos para doenças cardíacas.

A vitamina C é encontrada em muitos alimentos, incluindo:

Frutas cítricas e seus sucos
Pimentão vermelho e verde
Brócolis
Morangos
Cantalupo
Batatas assadas
Tomates

Outra maneira de garantir que você obtenha vitamina C suficiente é adicionar um suplemento. Isso pode ser útil durante os momentos em que você deseja prevenir doenças, fortalecer seu sistema imunológico ou obter suporte extra de vitamina C se estiver doente.

Quando se trata de vitamina C, muitas pessoas pensam que mais é melhor. A quantidade diária recomendada é de cerca de 65-90 mg por dia, e o limite superior é de 2.000 mg por dia. A maioria dos suplementos no mercado fornece muito mais do que 90 mg, e se você está comendo alimentos com vitamina C e suplementos, está atendendo às suas necessidades de 90 mg e muito mais.

Se você estiver tomando mais vitamina C do que o recomendado, é improvável que faça mal, pois a vitamina não é armazenada no corpo.Na verdade, se você está doente, seu corpo precisa de muito mais vitamina C e suas necessidades podem aumentar devido à inflamação e outros fatores. É por isso que é importante falar com um profissional de saúde, como médico ou nutricionista, para ajudá-lo a determinar a quantidade de vitamina C necessária para prevenir ou tratar doenças.

A vitamina C desempenha um papel importante na saúde imunológica e ajuda o sistema imunológico do corpo de algumas maneiras diferentes. Primeiro, ele apoia a produção de células do sistema imunológico ou glóbulos brancos de que você precisa para combater infecções. Em segundo lugar, a vitamina C funciona como um antioxidante, que protege você do estresse oxidativo , que está relacionado a condições crônicas de saúde e  doenças como diabetes, doenças cardíacas e Alzheimer.

A vitamina C foi administrada a pacientes criticamente enfermos com diagnóstico de Covid-19 , embora não haja pesquisas que mostrem que é eficaz no tratamento específico. Os estudos estão em andamento, mas os Institutos de Saúde ainda dizem que não há evidências suficientes para recomendar o uso de vitamina C para pacientes com coronavírus.