04/03/2021 - 15:14
O presidente Jair Bolsonaro fez críticas aos pedidos de compra de vacina contra a covid-19 em conversa com apoiadores em Uberlândia (MG).
“Tem idiota que diz ‘vai comprar vacina’. Só se for na casa da tua mãe. Não tem para vender no mundo”, disparou.
O presidente afirmou que editou medidas provisórias para destinar R$ 20 bilhões para compra de vacinas e que, neste mês, 22 milhões de doses devem ser entregues à população.
+ Cientistas brasileiros comprovam infecção simultânea por 2 variantes
Bolsonaro voltou a criticar a medida do Supremo Tribunal Federal (STF) que concedeu a Estados e municípios a decisão sobre isolamento e lockdown.
O presidente caracterizou que a medida deu superpoderes aos chefes de Estado locais e, após mais de 259 mil brasileiros mortos pela doença, ele destacou que “a vida continua”.
Defendeu ainda o veto, dado por ele, no trecho da medida que permitia que Estados comprassem as doses e posteriormente fossem reembolsados pela União.
“Alguns governadores queriam direito a comprar vacina e quem iria pagar? Eu! Onde tiver vacina para comprar, nós vamos comprar”, disse Bolsonaro.
Na ocasião, o chefe do Executivo voltou a defender também o tratamento precoce contra a covid e citou medicamentos sem eficácia comprovada.
Vale destacar que o governo federal resistiu a comprar vacinas contra a covid-19 e chegou a vetar a aquisição da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan e hoje usada no programa nacional de imunização.
Além disso, o Ministério da Saúde rejeitou uma oferta de venda da Pfizer feita em setembro do ano passado. Nesta quarta-feira, a Pasta informou que assinou um contrato com o laboratório.