02/07/2021 - 1:25
O WhatsApp liberou os testes para um recurso que visa aumentar a privacidade dos seus usuários. Alguns inscritos no programa Beta para Android começaram a receber a função de “visualização única” para fotos e vídeos. Assim, é possível enviar arquivos de mídia que são apagados automaticamente depois de ser aberto.
O recurso ainda não está disponível para todos os usuários. A informação foi reportada pelo WABetaInfo, página que costuma falar sobre os novos recursos do mensageiro antes mesmo de ser anunciado. Depois de visualizar a foto ou vídeo, a mídia desaparece assim que o usuário volta ao chat.
+ O Facebook está trazendo as compras para o WhatsApp
Para ver se você está participando no teste do modo “visualização única” de imagens e vídeos, basta observar se há um botão com o número 1 no envio – ícone que habilita a função, assim como mostrado na imagem abaixo.
É importante ressaltar que o recurso ainda está na fase de testes e talvez, não funcione como o desejado. O primeiro problema está relacionado com as pessoas que desabilitaram o visto azul das mensagens. Se você for um deles, saiba que não é possível saber quando outras pessoas abriram sua foto ou vídeo.
Além disso, quem quiser driblar este recurso de privacidade, poderá também salvar o arquivo de modos convencionais, como ao tirar um print ou gravar a tela do celular. Infelizmente, o usuário que enviou a mensagem autodestrutiva não saberá que alguém printou a tela.
Por enquanto, também não há previsão de quando e se a função será disponibilizada para a versão oficial do mensageiro. Além disso, como o recurso ainda está em fase de testes, ele pode ser modificado antes do lançamento no WhatsApp padrão.