O narrador Galvão Bueno informou nesta quinta-feira (23) em suas redes sociais que o jogo do Brasil contra o Chile pelas eliminatórias para a Copa do Mundo do Qatar será a sua última narração de um jogo da Seleção Brasileira no Maracanã. A informação foi confirmada pela Rede Globo nesta tarde. 

Logo depois, em uma entrevista dada ao Globo, Galvão explicou que seu contrato com a emissora carioca termina no próximo mês de dezembro e que a tendência é que ele migre para as plataformas digitais do grupo. 

+O brasileiro terá que se acostumar com empregos mal pagos e produtos ruins?

“Eu diria que hoje tenho consciência de que seria minha última Copa do Mundo narrando em TV”, disse o narrador de 71 anos.  

O diretor de esportes da Rede Globo Renato Ribeiro firmou que a emissora está preparando uma despedida especial para o narrador após a final da Copa do Qatar, no dia 18 de dezembro.

“Galvão é um gênio da comunicação, que reinventou a função de um narrador nas transmissões esportivas. Haverá para sempre na história da TV brasileira o antes e o depois de Galvão”, disse Ribeiro em comunicado oficial. 

Principal voz da locução esportiva da emissora, seu contrato já havia sido alterado para que pudesse fazer publicidades desde 2021 e desde então ele participou de comerciais do TikTok, Petrobras, 99, Petrobras, Ambev, Santander e vários outros. De acordo com informações, somente do banco espanhol ele ganhou cerca de R$2,5 milhões. 

Esta não é a primeira vez que ele anuncia a sua retirada das narrações. Na final da Copa de 2018 entre França e Croácia, depois do comentarista de arbitragem Arnaldo Cézar Coelho anunciar a aposentadoria, Galvão deixou no ar que aquele poderia ter sido o seu último jogo como narrador em Copas. Ele participa das narrações em Copas desde 1978 e a sua primeira pela Rede Globo foi em 1982.