19/05/2022 - 23:04
Uma doença extremamente rara chamada varíola dos macacos, prima da varíola, voltou a chegar aos Estados Unidos. Um caso de varíola foi relatado na quarta-feira em um paciente hospitalizado em Massachusetts que viajou recentemente para o Canadá em transporte particular.
Em 2021, duas pessoas que viajavam da Nigéria para os EUA foram diagnosticadas com a doença, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças.
+ Casos de varíola dos macacos se espalham na Europa; Reino Unido aplica vacina contra varíola
Varíola dos macacos é encontrado principalmente na África Ocidental e Central, mas casos adicionais foram vistos na Europa, incluindo o Reino Unido e outras partes do mundo nos últimos anos. Esses casos estão normalmente ligados a viagens internacionais ou animais importados infectados com a varíola, disse o CDC.
Na quinta-feira, a Espanha confirmou sete casos de varíola em Madri e está investigando outros 22; A Itália confirmou seu primeiro caso; e autoridades de saúde pública canadenses anunciaram que estão investigando 17 casos suspeitos de varíola em Montreal.
Vários casos de varíola no Reino Unido entre pessoas que não têm viagens conhecidas ou contato com outras pessoas com o vírus têm autoridades de saúde lá e no CDC em causa, mas não há motivo para alarme, disse o cirurgião geral dos EUA Dr. Vivek Murthy.
“Neste momento, não queremos que as pessoas se preocupem”, disse Murthy. “Esses números ainda são pequenos; queremos que eles estejam cientes dos sintomas e, se tiverem alguma preocupação, entrem em contato com seu médico”.
Quais são os sintomas iniciais da varíola dos macacos?
Há um período de incubação de sete a 14 dias, disse o CDC. Os sintomas iniciais são tipicamente semelhantes aos da gripe, como febre, calafrios, exaustão, dor de cabeça e fraqueza muscular, seguidos de inchaço nos gânglios linfáticos, que ajudam o corpo a combater infecções e doenças.
“Uma característica que distingue a infecção com varíola do macaco da varíola é o desenvolvimento de linfonodos inchados”, disse o CDC.
Em seguida vem uma erupção cutânea generalizada no rosto e no corpo, inclusive dentro da boca e nas palmas das mãos e solas dos pés.
As varíolas dolorosas e elevadas são peroladas e cheias de líquido, muitas vezes cercadas por círculos vermelhos. As lesões finalmente cicatrizam e desaparecem em um período de duas a três semanas, disse o CDC.
“O tratamento geralmente é de suporte, pois não há medicamentos específicos disponíveis. No entanto, existe uma vacina disponível que pode ser administrada para prevenir o desenvolvimento da doença”, disse Jimmy Whitworth, professor de saúde pública internacional da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres. em um comunicado.
Como a varíola é transmitida?
O contato próximo com um indivíduo infectado é necessário para a propagação do vírus da varíola dos macacos, dizem os especialistas.
A infecção pode se desenvolver após a exposição a “pele quebrada, membranas mucosas, gotículas respiratórias, fluidos corporais infectados ou mesmo contato com roupas contaminadas”, disse Neil Mabbott, presidente pessoal de imunopatologia da escola de veterinária da Universidade de Edimburgo, na Escócia, em comunicado.
“Quando as lesões cicatrizam, as crostas (que podem carregar vírus infecciosos) podem ser derramadas como poeira, que pode ser inalada”, disse o Dr. Michael Skinner, da faculdade de medicina do departamento de doenças infecciosas do Imperial College. Londres, em comunicado.