CIDADE DO MÉXICO (Reuters) – O furacão Orlene atingiu a costa sudoeste do México como uma perigosa tempestade de categoria 3 e deve provocar chuvas torrenciais, mesmo que a previsão seja de que ele enfraqueça nos próximos dias, disse o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) neste domingo.

O Orlene, com ventos sustentados de até 205 km/hora e rajadas maiores, deve passar perto ou por cima das Islas Marías do México na noite de domingo ou na manhã de segunda-feira, afirmou o NHC em seu último aviso.

“É provável que o Orlene tenha atingido seu pico de intensidade”, disse o Centro.

Apesar das previsões de enfraquecimento, a tempestade é vista se aproximando da costa do México como um furacão na segunda-feira.

“Após atingir a terra, espera-se um rápido enfraquecimento e o centro de baixo nível deve se dissipar sobre o terreno montanhoso no sudoeste do México em 60 a 72 horas”, disse o NHC, acrescentando que chuvas torrenciais podem levar a enchentes e possíveis deslizamentos de terra em terrenos acidentados.

A tempestade está atualmente a 152 km ao sudoeste de Cabo Corrientes, no México. A agência de proteção civil do México anunciou pelo Twitter o fechamento de portos em Nayarit, Jalisco e Colima.

(Por Valentine Hilaire)