Os sistemas de informática do Palácio do Planalto apresentaram problemas na segunda-feira (5), com uma queda que impediu os funcionários de entrar na rede que permite acessar processos administrativos, ofícios e outros documentos.

A informação foi dada pelo colunista Rodrigo Rangel, do Metrópoles, que afirma que teve teve acesso a um comunicado enviado aos servidores em que a Secretaria Especial de Administração, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência, “dizia tratar-se de uma ‘instabilidade momentânea'”.

A Secretaria-Geral informou, em nota, que a instabilidade ocorreu por conta de um “problema de configuração em um dos servidores”, e que ela teria afetado apenas os acessos realizados na rede interna da Presidência da República. Por fim, diz que o problema foi completamente sanado por volta das 13h de segunda e que não teria ocorrido nenhum tipo de comprometimento de documentos ou arquivos.

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Sistema Único Eletrônico em Rede

Criado em 2020 pelo governo Bolsonaro, o Sistema Único Eletrônico em Rede (também chamado de Super.BR), que sofreu com a instabilidade, tem como objetivo aprimorar a gestão documental e tramitação de processos administrativos eletrônicos, visando garantir a gestão, a padronização e a manutenção de documentos via processos digitais.

Segundo o governo, o Super.BR incorpora conceitos de produção e gestão de documentos e processos administrativos e utiliza inteligência artificial para gerar aprendizado no sistema. Além disso, ele é capaz de medir produtividade, triagem, notificação de resposta, entre outras funções.

Na prática, o Super.BR promoveu a integração dos documentos de órgãos da administração pública direta e indireta, o que até então não existia.

O Ministério Público Federal abriu um procedimento para apurar o caso.