A Samsung está testando uma nova aplicação de inteligência artificial que pode estar em todos seus aparelhos em breve. A marca já possui, disponível apenas em coreano, um sistema de clonagem de voz dos usuários para atendimento de chamadas telefônicas. Os testes estão sendo feitos por meio da plataforma Bixby. A empresa esclareceu que não se trata de uma gravação, mas da reprodução orgânica da voz do dono do aparelho.

Função já está disponível na Coreia do Sul, e transforma as chamadas telefônicas em chats: você digita e o smartphone fala, usando a sua voz, com a outra pessoa; IAs de clonagem vocal têm um lado perigoso, e podem se tornar um problema nos próximos anos.

+ Galaxy S com câmera de 200 megapixels é teste de poder de marca da Samsung

O novo recurso, que já está disponível nos smartphones Galaxy S23, S23+ e S23 Ultra vendidos na Coreia do Sul, se chama Bixby Custom Voice Creator (porque é baseado no assistente virtual Bixby, da Samsung). Ele analisa a voz do dono do celular, e usa inteligência artificial para criar uma versão clonada dela – que, então, pode ser usada para responder ligações.

A ideia é a seguinte. Quando você receber uma ligação mas não puder (ou quiser) atendê-la, poderá digitar uma resposta – que o smartphone lerá, usando a sua voz, para a pessoa que está ligando. O sistema, que por enquanto só está disponível em coreano, também converte em texto, em tempo real, o que a outra pessoa está falando.

O anúncio ocorre em meio a uma corrida de lançamentos e inovações relacionadas à inteligência artificial. Os testes relacionados a essa tecnologia também não são novos. Em 2018, o Google lançou o Duplex AI, sistema que permite realizar reservas e outros comandos via áudio por meio de comandos de voz. Recentemente, a Microsoft avançou neste ecossistema ampliando seus investimentos na OpenAI, dona do sistema conversacional ChatGPT.