13/05/2023 - 6:12
Tim Clark, presidente da companhia aérea Emirates, acredita que a inteligência artificial pode substituir os pilotos da vida real em aviões de passageiros – mas não durante sua vida.
Embora Clark acredite que ainda haverá um ser humano no cockpit, não importa o quanto a IA avance, ele também está pedindo às pessoas que “aproveitem” e “usem” a nova tecnologia, não “a tema”.
+ Google I/O 2023: buscador segue Microsoft e vai usar inteligência artificial
“A aeronave poderia voar de forma totalmente automatizada? Sim, poderia, a tecnologia está lá agora”, afirmou. “[Mas] sempre haverá alguém na cabine de comando, na minha opinião.”
“Muitas pessoas estão preocupadas com o que a IA deve ou não fazer… Temos que reservar um tempo para ver o que isso pode fazer para melhorar o que você faz”, acrescentou Clark.
As observações do executivo britânico ocorrem no momento em que a IA está avançando rapidamente – e causando confusão e preocupação entre o público e os especialistas em tecnologia .
O Google anunciou na quarta-feira que adicionará “marcações” nos metadados das fotos produzidas por seus próprios modelos de IA para mostrar que as imagens são geradas por computador.
Esta notícia segue a divulgação de imagens virais deepfake do Papa Francisco vestindo uma jaqueta branca surpreendentemente pingando e o ex-presidente Donald Trump resistindo à prisão .
Uma foto totalmente falsa gerada por IA de Selena Gomez no Met Gala de 2023 se tornou a foto mais curtida no Twitter, apesar da cantora de “Look At Her Now” nunca ter pisado no tapete deste ano.
As pessoas estão usando IA para recriar as vozes identificáveis de cantores e atores da vida real para reimaginar músicas e cenas de projetos com os quais nada têm a ver – ou apenas fazer algo totalmente novo.
A música gerada por IA “Heart on My Sleeve”, que apresentava vocais simulados de Drake e The Weeknd, acumulou 15 milhões de visualizações no TikTok, 275.000 visualizações no YouTube e mais de 600.000 transmissões no Spotify antes de ser retirada dos serviços de streaming.
Enquanto isso, a influenciadora do Snapchat de 23 anos, Caryn Marjorie, revelou uma sexy doppelgänger de IA movida a ChatGPT com quem os namorados em potencial podem conversar – por US $ 1 o minuto.
O bot, conhecido como CarynAI, já tem mais de 1.000 namorados e outros 5.000 em uma lista de espera prontos para falar sobre seus planos futuros – ou mesmo sexo – com a gostosa gerada por computador.
E um estudo recente conduzido por pesquisadores do Instituto Qualcomm da Universidade da Califórnia em San Diego descobriu que os assistentes de saúde gerados pelo ChatGPT podiam expressar mais simpatia pelos pacientes do que os humanos.