O Mercado Livre vai investir 50% a mais em mídia e 137% em cupons de desconto na Black Friday 2023 em relação ao ano passado. Faltando pouco mais de 1 mês para a data que acontece em novembro, a empresa anuncia estratégias de venda, além de indicar as preferências dos consumidores. A aposta da empresa argentina é em cima do contexto do consumo brasileiro.

Segundo o estudo “Panorama de Consumo da Black Friday 2023”, feito pelo Mercado Pago com cerca de 8 mil clientes do e-commerce e do banco digital, 75% dos consumidores consideram o frete gratuito um dos motivos para comprar online. A entrega rápida também estimula: 1 a cada 3 considera um diferencial receber seu produto em até 24h.

“Enxergamos uma retomada de consumo, quando olhamos indicadores de redução de desemprego e inflação. E o e-commerce passa por um período de consolidação: na pandemia, aumentamos para 14% essa penetração no varejo”, afirma Julia Rueff, vice-presidente de Marketplace do Mercado Livre no Brasil.

+ Google vai mostrar produtos da Black Friday com frete grátis e entrega rápida

Na segunda-feira, 16, a plataforma foi ao ar na TV Globo, ao vivo, com a campanha “Tá Na Mão”, que traz Marcos Mion, embaixador da marca, e promete 70% off nas compras. A promessa é de garantir, além da parceria com a TV Globo, um orçamento voltado para custear o serviço de streaming recém-lançado, o Mercado Play, além das despesas do serviço de frete grátis do marketplace.

Nesta edição, que vai até o fim de novembro, serão oferecidos até 70% de descontos em milhares de produtos nas categorias de moda e beleza, esportes, supermercado, casa e decoração, entre outras. Na pesquisa, os consumidores escolheram seus favoritos na hora de comprar. Eletrodomésticos, Eletrônicos e Celulares dominam a preferência dos consumidores, enquanto Moda e Casa&Decoração ficam em 4º e 5º lugar.

Acredita-se em um aumento de 18% de consumidores que farão pagamento à vista; quanto aos parcelamentos, a maioria dos entrevistados (40%) afirma que pretende dividir os pagamentos em até 6x. Apenas 6% dos consumidores prevê pagar em até mais de 12 vezes.

Espera-se que os cliente gastem mais em 2023: o ticket médio por pedido deve ser semelhante ao que gastaram em 2022, principalmente nos valores mais baixos. De acordo com os entrevistados, 33% pretendem gastar até R$ 500 (2 p.p maior do que em 2022), 24% esperam ter um ticket médio entre R$ 500 e R$ 1 mil (semelhante ao ano passado), 20% entre R$1 mil e R$ 2 mil (23% em 2022) e 23% afirmam que pretendem gastar acima de R$ 2 mil (20% em 2022).

“Vimos que mais de 65% dos nossos consumidores já começaram a buscar preços e produtos para comprar na data, o que aponta para uma tendência de antecipação cada vez mais presente”, explica Julia.

A preparação do público também é um diferencial para o Mercado Livre, que também lançou um serviço semelhante ao da Amazon Prime. O MeLi+, em que o cliente pode ter frete grátis garantido, descontos em serviços de streaming, entre outros benefícios. O Mercado Livre abriu 5.650 vagas temporárias de emprego para reforçar sua operação logística nos meses de setembro, outubro e novembro. Os temporários vão ter chance de efetivação. As vagas abertas são para Centros de Distribuição Fulfillment nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Santa Catarina.