15/02/2024 - 8:00
Pokémon é considerada uma das maiores franquias de entretenimento do mundo, seja pelas cartas, anime, filmes, jogos e colecionáveis. Para se ter uma ideia do potencial da marca, segundo dados divulgados da Licence Global, ela gerou US$ 11,6 bilhões em 2022, apenas com produtos licenciados.
Ao olhar para o mercado nacional, a marca de monstrinhos está mais presente em cartas e em jogos mobile, como o Pokémon Go. Trata-se de um game gratuito de realidade aumentada com milhares de jogadores, no qual ele deve capturar e enfrentar outros monstrinhos que aparecem pela rua. Ele é “free to play”, mas é possível comprar moedas do jogo e, desta maneira, otimizar bolsa de itens, roupinhas, entre outros.
+ Nintendo quer passar de fase com público brasileiro
+ Jogo ‘Palworld’, o ‘Pokémon de tiro’, é lançado com sucesso e críticas
Lançado em 2016, ele chegou a ter um boom de usuários de início. Mas, com o passar do tempo, a Niantic, parceira de desenvolvimento do jogo, teve que adotar novas estratégias em mercados como o Brasil. Por aqui, ela recentemente localizou os preços para o real, em vez de parear as compras com o dólar. Além disso, realiza mais eventos para aproximar o público local.
Preços localizados
“Recentemente no Brasil fizemos uma remodelação de preços e decidimos apostar no mercado local e em sua realidade e tivemos uma grande resposta dos jogadores”, afirma Alan Mandujano, head da Niantic para América Latina, com exclusividade para ISTOÉ DINHEIRO.
A desenvolvedora afirma que os valores foram reduzidos em 65% para a App Store e 30% para a Google Play. Outro detalhe é a introdução do Pix.
“Há outros meios de pagamento como o Pix, por exemplo. Queremos ficar mais próximos de meios de pagamento locais e dar mais opções para que os usuários possam comprar.”
Perfil de usuário
Com uma comunidade de jogadores diversa, que passa por várias idades, além da faixa entre 25 e 25 anos, que cresceu vendo o desenho na televisão.
“Pokémon Go muitas vezes é o primeiro contato com a franquia isso em nível mundial. E ele é mais adulto porque requer um celular, mas é completamente family friendly e muito inclusivo.”
Campanhas
Para atrair a comunidade de jogadores no país, a Niantic realiza uma série de eventos, como o “Carnaval do Amor”, que tem ativações dentro e fora do jogo, com, inclusive, encontro presencial para os “treinadores” no Rio de Janeiro. Vale destacar que o Carnaval é comemorado pela primeira vez no jogo. Para Niantic, isso demonstra o seu contínuo investimento na região.
“O Brasil é nosso principal mercado na América do Sul e o maior entre todos os mercados emergentes.”
O Carnaval do Amor acontece até esta quinta-feira, 15 de fevereiro, para jogadores online, que podem ganhar itens adicionais, por exemplo. Já o evento presencial ocorreu no dia 14 de fevereiro, no parque Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro.