A briga dos meios de pagamento online está esquentando no mercado brasileiro. Desde outubro, a Visa colocou toda sua força em campo para emplacar o Visa Checkout, uma espécie de Paypal da companhia americana. Os parceiros da estreia fazem parte da elite do comércio eletrônico brasileiro: as bandeiras da Cnova, como Casas Bahia e Ponto Frio; a Máquina de Vendas, dona da Ricardo Eletro; e o Ingresso.com. Mas esse é apenas o começo, garante Renato Rocha, diretor executivo de vendas e soluções para comércio da Visa no Brasil. A ideia é negociar com companhias aéreas, livrarias, aplicativos de táxi, agências de viagem e companhias de alimentação. O Visa Checkout já foi lançado em 22 países e ficou um ano em testes no Brasil, no site Futebol Card. No mundo, 14 milhões de pessoas o usam. O Paypal tem 188 milhões de contas ativas.

(Nota publicada na Edição 988 da Revista Dinheiro, com colaboração de: Hugo Cilo, Ralphe Manzoni Jr. e Andressa D’Amato)