Como está sendo a adaptação das empresas indianas de tecnologia no Brasil?
Elas estão se mostrando mais capazes de entender as peculiaridades e necessidades locais de uma economia mais diversificada. Isso as tem ajudado a ganhar força no mercado brasileiro, o que já vem acontecendo nos últimos dez anos. Adaptar-se à realidade brasileira leva tempo, mas quem ganha com isso é o mercado, já que os clientes têm um leque novo de opções.

A crise econômica atrapalha a chegada de empresas e profissionais da Índia ao Brasil?
Todas as crises são cíclicas, por mais severas que sejam. No Brasil, existe um cenário político complexo que exige uma série de reformas e combate duro à corrupção. Tornou-se um ambiente bastante desafiador para empresas que queiram chegar e se estabelecer agora, embora seja durante as crises que surgem as boas oportunidades, mesmo em um mercado competitivo e consolidado como o de tecnologia da informação.

Por que as empresas brasileiras devem olhar com mais atenção para o profissional indiano?
Mais do que contratar mão de obra indiana, americana ou europeia, as empresas brasileiras tendem a buscar funcionários que entendam de seu negócio e de suas dores, profissionais precisam propor soluções adequadas e inteligentes. São pessoas com perfis inovadores e criativos, e com sensibilidade para se colocar no lugar do cliente.

(Nota publicada na Edição 1035 da Revista Dinheiro)