26/10/2018 - 11:00
A transformação digital está mudando a cabeça de muitos executivos e empresários da chamada “velha economia”. Em vez de só destinar recursos para seus próprios departamentos de Pesquisa e Desenvolvimento, as empresas estão se aliando às startups. É o que aponta a consultoria de gestão em inovação Innoscience. Segundo cálculos da consultoria, cinco empresas de grande porte como Alphaville, M. Dias Branco, Roche, Klabin e Braskem estão com quase 50 projetos-piloto na rua, todos resultados de programas de conexão com startups. “No ano passado, o número de pilotos era de apenas 13”, diz Maximiliano Carlo-magno, sócio da Innoscience. O modelo de parcerias não é único, varia conforme o objetivo da empresa. A Alphaville, por exemplo, contratou a startup Zero Distrato com a missão de reduzir a quantidade de distratos depois das vendas de lotes. Já a M. Dias Branco, fabricante brasileira de massas e biscoitos, decidiu pagar para duas startups de alimentos saudáveis para distribuir seus produtos em larga escala, em uma tentativa de entender novos hábitos de consumo.