22/11/2018 - 9:40
A Tesla anunciou nesta quinta-feira (22) a redução dos preços dos modelos X e S ao mercado chinês. A estratégia é uma forma da montadora se adequar ao aumento das tarifas com a guerra comercial entre os Estados Unidos e o país asiático.
De acordo com a Reuters, a companhia afirmou um corte entre 12% e 26% para tornar os modelos mais acessíveis aos chineses, o maior mercado automotivo do mundo e com um forte crescimento por veículos elétricos.
“Estamos absorvendo uma parte significativa da tarifa para ajudar a tornar nossos carros mais acessíveis para os clientes na China”, disse a Tesla em um comunicado.
A mudança contrapõe uma estratégia da companhia de Elon Musk adotada em julho, quando a Tesla foi uma das primeiras montadoras a aumentar o preços como resposta ao atrito comercial entre os dois países. À época, os preços dos mesmos modelos X e S subiram em torno de 20%.
Antes do aumento dos preços, a Tesla havia baixado os valores de seus modelos na China em maio, depois que Pequim disse que cortaria as tarifas de todas as importações de automóveis.
Em outubro, a empresa anunciou dificuldades em manter as vendas no país devido as barreiras comerciais. A ação acelerará a criação de uma unidade da montadora no país – e primeira fora dos EUA.
A Tesla adquiriu uma área de aproximadamente 860 mil metros quadrados na região de Lingang, em Xangai. A projeção é de que a unidade esteja em funcionamento até 2021. A fábrica terá capacidade inicial de produzir 250 mil carros elétricos por ano, podendo dobrar esse número.