19/12/2018 - 9:46
O empresário Elon Musk fez nesta terça-feira (18) a viagem inaugural do sistema de túneis construído por uma das suas empresas, a Boring Company, em Los Angeles. Em um Tesla X modificado, o bilionário sul-africano mostrou seu engenhoso projeto Loop para uma comissão de jornalistas e especialistas.
“Achei épico”, disse Musk ao descrever como se sentia sendo levado pelo túnel. “Para mim, foi uma epifania, como ‘essa coisa funcionou muito bem’”, reportou o site CNBC.
O trajeto experimental tem aproximadamente 1,8 quilômetro de distância e custou US$ 10 milhões (R$ 38 milhões) para ser concluído. Os ocupantes atravessaram o túnel em um veículo modificado fixado a uma plataforma, com velocidade máxima de 80 quilômetros por hora
Durante sua apresentação, Musk descreveu os túneis da Boring Company como “uma solução real para a carga esmagadora de tráfego”, explicando como eles poderiam ser integrados às cidades para tornar o transporte mais rápido e fácil.
Apesar da expectativa, Musk ainda não divulgou datas para uso regular da estrutura. Em julho, a Boring Company divulgou um contrato com a cidade de Chicago para desenvolver túneis de trânsito de alta velocidade.
Quando anunciou o acordo, Musk previu que não levaria mais de três anos para escavar o túnel e iniciar o projeto dentro de três a quatro meses, mas, mais de meio ano depois, o projeto ainda não recebeu a aprovação do governo e de órgãos regulatórios.