20/12/2018 - 11:00
O executivo João Pedro Paro Neto, CEO da Mastercard no Brasil, afirma ter motivos de sobra para comemorar as festas de fim de ano. Apesar da forte concorrência no setor financeiro, com a popularização das fintechs, ele afirma que o mercado e sua companhia estão em franco crescimento. Acompanhe sua entrevista:
O ano surpreendeu?
Sem dúvida, 2018 foi melhor do que se imaginava. O mercado deve crescer 14% e nós teremos uma expansão em linha com esse resultado. Da nossa parte, há um trabalho enorme para colocar em funcionamento ferramentas que agilizam a análise e aprovação de compras.
Mas o que isso muda para o consumidor?
Com essas novas tecnologias, o índice de aprovação será muito mais rápido e assertivo. Hoje, o índice de aprovação presencial é de 90% e, nas operações não presenciais, de 65%. Vamos passar a ter um índice de 90% nas compras não presenciais. Isso aprimora demais a experiência de compra e a relação do cliente com o cartão de crédito e débito. O dinheiro está deixando de ser relevante.
Isso vai acontecer já em 2019?
Sim. Acredito que 2019 tende a ser melhor do que 2018. Não vemos nenhum sinal de que as coisas vão piorar. Além disso, há um imenso potencial para o nosso mercado. Apenas 35% dos pagamentos no Brasil são efetivados por meios eletrônicos. Imagine o espaço para crescer.