14/01/2020 - 18:24
O Big Show 2020 da National Retail Federation (NRF), evento focado nas novidades do varejo que acontece anualmente em Nova Iorque, teve como um de seus keynotes Satya Nadella, CEO da Microsoft. Nadella focou nas aplicações de tecnologias para o varejo, destacando a personalização das plataformas, que usam a mesma infraestrutura de gestão de dados. Casos como: Starbucks, Target e Ikea foram citados para ilustrar esta personalização. O armazenamento organizado de dados é o grande diferencial tecnológico no varejo, por ser uma premissa para qualquer aplicação de diferenciação/personalização junto ao consumidor.
De fato, em vários conteúdos apresentados em outros módulos e keynotes, a importância do tratamento de dados foi destacada, considerando aspectos de segurança, privacidade, amplitude e integração com outras plataformas geradoras de valor, como Inteligência Artificial (AI). Esta integração é um fator chave para o sucesso da personalização da relação dos lojistas com seus consumidores.
Da mesma forma, outro keynote do evento, Kevin Johnson, CEO da Starbucks, ressaltou a importância da plataforma Deep Brew, desenvolvida internamente e que utiliza AI para apoiar, desde o controle de inventário das lojas, até no relacionamento com os consumidores.
A mesma questão, sobre gestão de informação, apareceu na apresentação da Jennifer Hyman, CEO e fundadora da Rent the Runway – empresa especializada no aluguel de roupas para todas as ocasiões – com assinatura mensal do serviço. Os clientes solicitam determinados trajes (sem restrição de quantidade, na assinatura premium), recebem em casa e devolvem via retirada logística ou em pontos físicos nas lojas Nordstron ou na rede WeWork. Segundo Jennifer, os seus clientes, preponderantemente mulheres, usam o serviço, em média, 100 dias ao ano. Faz parte da proposta de valor armazenar cadastros e uso, para definir o perfil de preferência e antecipar sugestões de roupas, garantindo disponibilidade de estilos e tamanhos.
Para evidenciar seus valores, a Rent the Runway lançará em 2020 um novo serviço em parceria com a rede de hotéis W, na qual os clientes receberão, em seu quarto, o guarda-roupa completo a ser usado na viagem, eliminando a necessidade de bagagem. No final da viagem, a devolução é imediata e prática, no checkout do hotel. Todos os dados do ciclo de uso do serviço são armazenados e analisados em plataforma de AI, que faz a gestão preditiva das ofertas.
Ainda sobre dados, outro ponto de atenção na pauta da NRF 2020 é a proteção de dados privados. Nos EUA, diferentemente do que está sendo feito na Europa com a General Data Protection Regulation (GDPR), ou no Brasil com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o tema vem sendo tratado nas alçadas estaduais e não federal, o que implicará em variações da regulação, estado a estado, dificultando as adequações das empresas que atuam em amplitude nacional. Este foi um dos assuntos tratados em painel com a participação de Paul Ryan, ex-porta-voz do Congresso Norte-americano. Neste módulo, também foi discutido o cenário competitivo da China com os EUA, e o papel dos órgãos reguladores em segmentos altamente concentrados como varejo online (Amazon) e tecnologia (Google, Microsoft, Facebook).
Um terço do PIB mundial é derivado do varejo, que atualmente, gera 400 Petabytes (400 x 1024 Terabytes!) por hora de operação, segundo Nadella (Microsoft) ao final de sua apresentação. De fato, a nova riqueza está na informação. O desafio para empresas com plataformas de tecnologia legadas, está na adaptação para esta nova demanda, como o próprio Nadella admitiu. Uma coisa é desenvolver serviços com esta premissa do zero, outra totalmente diferente, é adaptar sistemas existentes, que eventualmente foram construídos tendo em conta outros requisitos. Talvez por isso, empresas mais antigas se sintam ameaçadas pelo cenário de proliferação de startups. Quem vai superar este desafio?
Gastão Mattos foi diretor da Credicard, vice-presidente de marketing da Visa, presidente da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (câmara.e-net) e da M-Cash, CEO da Braspag e fundador da GMattos. É líder da IDid no Brasi