10/06/2020 - 13:35
Como o nome White King sugere, é um leão branco e, segundo o diretor do zoológico espanhol onde nasceu, um verdadeiro “bichinho de pelúcia”. No entanto, foi rejeitado pela mãe depois de um parto muito sofrido.
White King, nascido em 31 de maio, é o primeiro leão branco que vem ao mundo em um parque zoológico na Espanha.
Juan Luis Malpartida, diretor do Mundo Park em Guillena, perto de Sevilha (sul), desmorona com ele em abraços, carinhos e cuidados, como dar-lhe leite em uma garrafa.
+ Primata ameaçado de extinção nasce no Zoológico de Brasília
+ Tigresa de zoológico em Nova York testa positivo para o coronavírus
+ Zoológico do Canadá devolverá dois pandas à China devido à escassez de bambu
Conta à AFP que “o parto foi ruim”, porque a mãe, uma leoa branca trazida da Tailândia há quatro anos, “deu à luz 14 ou 15 dias após estar com o prazo completo”.
O filhote “nasceu grande”, muito pesado no momento do parto. “Imagine quanto o animal passou mal, não sei nem como a leoa o pariu”, explica este homem de 73 anos, que vive rodeado de animais desde criança.
Três dias depois de ver que não mamava na mãe porque ela “não estava dando conta”, Malpartida lhe retirou o filhote, que disse estar “hipotérmico, hipoglicêmico, desidratado”.
Hoje, no entanto, “é o primeiro dia em que o vejo com a cabeça erguida, tentando correr”.
E a mãe? “Está muito calma”, conta o diretor do parque.
“Queria se livrar do filhote, aquecer-se novamente e que o macho a cobrisse”.
White King será uma das grandes atrações deste zoológico dotado de cerca de mil animais e que, após três meses fechado pelo coronavírus, reabrirá na quinta-feira.
A equipe do Mundo Park continuará cuidando do leãozinho e alimentando-o por enquanto, explica Malpartida.
“Quando virmos que podemos reintegrá-lo com os pais, o faremos. Embora seja um assunto delicado, porque mais tarde se tornará uma competição para o pai”.