04/12/2020 - 10:28
Um cartão de Natal tido como o primeiro impresso comercialmente em 1843 está à venda nesta sexta-feira (4) em um consórcio administrado por Marvin Getman, um negociante de livros raros de Boston. O cartão retrata uma cena da era vitoriana e escandalizou algumas pessoas quando foi lançado por trazer crianças tomando vinho junto de adultos enquanto celebravam o Natal.
A mensagem cartão inglês é “Um Feliz Natal e um Feliz Ano Novo para Você” e, segundo o jornal The Guardian, fez com que organizações puritanas como a Temperance Society fizessem tanto escândalo que os cartões da época ficaram suspensos por três anos até que novos fossem produzidos.
+ Comitê de SP recomenda reuniões de Natal e ano-novo com até 10 pessoas
+ Saiba como aumentar as vendas no Natal usando as redes sociais
Apenas mil cópias foram impressas e vendidas por um xelim (moeda posteriormente substituída pela moeda de cinco pence) e acredita-se que apenas 30 cartões sobreviveram nesse intervalo de 177 anos.
O cartão foi desenhado pelo pintor e ilustrador John Callcott Horsley por sugestão de um funcionário público britânico, Sir Henry Cole, fundador do Victoria and Albert Museum em Londres e creditado como o responsável pela criação do mercado de cartões de natal.
A casa de leilões Christie’s em Londres também está vendendo um dos cartões e espera que o item alcance entre 5 mil libras e 8 mil libras.