05/01/2021 - 18:13
Um novo estudo descobriu que as células imunológicas nos pulmões podem piorar um ataque de vírus. A descoberta pode ser significativa na determinação de tratamentos para os quadros mais graves da covid-19 e outras doenças.
Conduzido por pesquisadores do Karolinska Institutet, na Suécia, a pesquisa mostrou como as células imunológicas (também chamadas de macrófagos) se desenvolvem nos pulmões, além de identificar quais macrófagos podem estar por trás de doenças pulmonares graves.
+ 2ª dose da vacina Pfizer pode ser adiada; Governo de SP estuda mesma saída para CoronaVac
O autor principal do estudo, Tim Willinger, professor associado do Departamento de Medicina de Huddinge, Karolinska Institutet, explicou ao site The Print que os glóbulos brancos migram para as vias aéreas e são convertidos em macrófagos que protegem a saúde e a função dos pulmões.
No entanto, sob certas condições, os macrófagos pulmonares contribuem para doenças pulmonares, dependendo da mutação que eles apresentem ou do sequenciamento de RNA. Eles também descobriram um novo monócito, chamado HLA-DRhi. Eles podem deixar a circulação sanguínea e migrar para o tecido pulmonar, o que pode piorar a doença.