14/02/2021 - 14:04
A velha carteira de vacinação em papel pode estar com os dias contados. Isso porque o aplicativo Conecte SUS, criado pelo Ministério da Saúde, pode ser usado como uma carteira nacional de vacinação digital e ajuda a gerenciar a vacina contra a covid-19.
Para isso, o usuário deve instalar o aplicativo em seu aparelho celular ou baixar no seu computador e, assim que for imunizado contra o coronavírus, informações sobre o tipo de vacina, lote e data da aplicação da dose estarão disponíveis.
+ Câmara deve votar MP que facilita compra de vacinas contra a covid-19
O Ministério da Saúde esclarece que não é obrigatório ser usuário do Conecte SUS para ser vacinado contra a Covid-19. Caso você não tenha o aplicativo, é só levar ao posto de saúde um documento de identificação com número do CPF, na hora em que você for convocado para tomar a dose, de acordo com os grupos prioritários. No local, também poderá ser feito o cadastro na base de dados do Ministério da Saúde, caso seja necessário.
Mas com o app, além de saber qual vacina foi recebido, o usuário saberá quando deve tomar a segunda dose e evitar a aplicação de doses de laboratórios diferentes.
O cadastro no Conecte SUS é simples, feito em poucos minutos com número do CPF ou da Carteira Nacional de Saúde.
Veja como fazer o cadastro no Conecte SUS
- Entre na loja de aplicativos do seu celular ou tablet e faça o download de forma gratuita. O registro também pode ser feito em qualquer computador com acesso à internet pelo site
- Toque em entrar
- Clique em ‘Crie sua conta’
- Escolha a opção de identificação, que pode ser o CPF, por exemplo
- Responda a algumas informações de segurança
- Escolha entre email ou sms para ativar a sua conta
- Você vai receber um código de validação e, com ele, poderá criar a sua senha
- Seu acesso está criado e você poderá verificar se faz parte de grupo prioritário, além do seu histórico no SUS e informações sobre vacina em cada faixa etária