LONDRES (Reuters) – A agência reguladora de medicamentos do Reino Unido disse nesta quinta-feira que houve 168 casos de coágulos sanguíneos grandes após ser aplicada uma dose da vacina contra Covid-19 da AstraZeneca, um índice de 7,9 coágulos por milhão de doses e um salto de incidências em relação à cifra da semana anterior.

Foram 100 casos relatados na semana passada, quando a incidência total de casos era de 4,9 coágulos por milhão de doses.

Brasil deve receber 14,5 milhões de doses a menos que o previsto em maio

A vacina da AstraZeneca se tornou alvo de vigilância por causa dos coágulos muito raros, e alguns países, entre eles o Reino Unido, recomendam que só pessoas acima de uma certa idade recebam a vacina.

Adam Finn, professor de pediatria da Universidade de Bristol, disse que a disparada de casos relatados era esperada.

“Casos estão sendo relatados de forma confiável e rápida, mas também há casos que ocorreram anteriormente que estão sendo reconhecidos e relatados agora”, disse Finn.

“Acredito que o número verdadeiro de casos por milhão de doses de vacina se tornará claro muito em breve, à medida que estes relatos se estabilizam, mas já está claro que isto continuará sendo um acontecimento muito raro.”

O Reino Unido já distribuiu 21,2 milhões de primeiras doses da vacina da AstraZeneca, e todos os relatos de efeitos colaterais vieram após a primeira dose, com exceção de um. Não se informou o total de segundas doses administradas.

(Por Alistair Smout)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH3L165-BASEIMAGE