A empresa francesa de biotecnologia Valneva anunciou, nesta segunda-feira (18), que a terceira fase do seu teste clínico, realizado no Reino Unido, mostra que a sua vacina contra a Covid-19 funciona bem no preparo do sistema imunológico para combater o vírus.

As amostras de sangue dos voluntários que receberam o imunizante apresentaram altos níveis de anticorpos neutralizantes contra o coronavírus. Segundo comunicado da empresa, a sua vacina superou a eficácia da AstraZeneca, da Universidade de Oxford.

+ Quase metade dos brasileiros está com a vacinação completa contra a covid

Batizada de VLA2001, a vacina utiliza todo o genoma do vírus Sars-CoV-2 em sua fórmula, o que gera uma maior resistência a possíveis mutações do patógeno, uma vantagem que pode fazer a diferença no combate à pandemia.

De acordo com a farmacêutica, a vacina tem uma taxa de soroconversão de anticorpos neutralizantes acima de 95% e não houve casos graves de Covid-19 vistos no estudo, apesar das variantes. A expectativa da Valneva é que o imunizante ajude a acabar com a pandemia pela sua resistência às mutações do vírus.

Inicialmente, a Valneva busca aprovação da vacina para pessoas com idade entre 18 e 55 anos, com base na faixa etária das pessoas que participaram do estudo. A empresa disse que iniciou o processo de aprovação da vacina com o órgão regulador de saúde do Reino Unido e está se preparando para enviar um pedido à Agência Europeia de Medicamentos.