29/04/2022 - 9:36
BENGALURU, Índia (Reuters) – A Amazon entregou um resultado trimestral decepcionante e divulgou perspectivas de desempenho abaixo do esperado pelo mercado nesta quinta-feira, mencionando custos mais altos de operação de centros de distribuição e logística. As ações da empresa desabaram 10% no pregão estendido.A Amazon projetou receita líquida de entre 116 bilhões e 121 bilhões de dólares para o segundo trimestre. Analistas esperavam 125,48 bilhões, segundo dados da Refinitiv.
Após registrar aumento de vendas durante a fase mais crítica da pandemia de Covid-19, as perspectivas da Amazon diminuíram. As despesas da empresa aumentaram, pois está pagando salários mais altos para atrair trabalhadores durante um período de escassez de mão de obra nos Estados Unidos.
Além disso, os preços mais altos dos combustíveis estão reduzindo a renda disponível dos consumidores, ao mesmo tempo em que torna a entrega de produtos mais cara para a Amazon.
A empresa elevou no fim do primeiro trimestre em 17% nos Estados Unidos o preço do seu clube de entrega rápida Prime, que já conquistou mais de 200 milhões de assinantes. Além disso, a empresa a partir desta quinta-feira impôs um reajuste médio de 5% relativo a custos de inflação de combustíveis para os vendedores de sua plataforma nos EUA.
A previsão para o segundo trimestre mostra que essas ações podem não ser suficientes. A empresa espera lucro operacional de 3 bilhões de dólares no atual trimestre, abaixo dos 7,7 bilhões obtidos um ano antes.
“Este foi um trimestre difícil para a Amazon, com tendências em cada área importante do negócio indo na direção errada e uma perspectiva fraca para o segundo trimestre”, disse o analista Andrew Lipsman, da Insider Intelligence.
Andy Jassy, presidente-executivo da Amazon, disse que a empresa finalmente conseguiu preencher suas necessidades de pessoal e capacidade e centros de distribuição, mas ainda tem trabalho a fazer para melhorar a produtividade.
“Isso pode levar algum tempo, principalmente porque trabalhamos com pressões inflacionárias e da cadeia de suprimentos”, disse o executivo.
Na América do Norte, maior mercado da empresa, as vendas subiram 8%, enquanto as despesas operacionais subiram 16%, para 71 bilhões de dólares, resultando em um prejuízo operacional de 1,6 bilhão de dólares para a unidade no trimestre.
A divisão que Jassy dirigiu antes de se tornar presidente-executivo da companhia no ano passado, Amazon Web Services, tem sido tradicionalmente um ponto positivo da empresa. A unidade aumentou a receita em 37%, para 18,4 bilhões de dólares, ligeiramente acima das estimativas dos analistas.