Os motoristas paulistas que tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida nos meses de março e abril de 2021 tem até o dia 30 de junho para renovar o documento, na sequência do calendário de renovações em função das suspensões dos serviços dos Detrans nos estados pela pandemia.

O calendário de renovação foi criado para evitar uma sobrecarga nos serviços dos Detrans e se estenderá até agosto de 2023, quando se encerrá o prazo para a renovação das CNHs vencidas em dezembro de 2022.

+ Senado aprova texto-base de projeto do teto a ICMS sobre combustível e energia

Mutirões de renovação

O Detran-SP em conjunto com o Poupatempo tem realizado mensalmente mutirões para a renovação da CNH, com disponibilidade de milhares de vagas de agendamento para a renovação presencial do documento. A data do mutirão de junho deve ser anunciada em breve.

Renovação online

Outra novidade é a possibilidade da renovação online pelo portal do Detran (www.detran.sp.gov.br), pelo portal do poupatempo.sp.gov.br ou pelo app ou do Poupatempo digital. Para utilizar o serviço, o condutor pessoa não pode ter nenhum bloqueio no prontuário como suspensão ou cassação do documento.

Renovação das categorias C, D ou E: o primeiro passo é marcar exame toxicológico em uma das clínicas credenciadas.

Para o condutor que vai renovar as carteiras de habilitação categorias A e B, selecione a data e hora para exame médico com um profissional credenciado pelo Detran. No caso de profissionais que exercem atividade remunerada é necessário que se faça também o exame psicológico.

Pague a taxa de emissão do documento no valor de R$ 116,50 (que inclui o envio pelos Correios (Banco do Brasil, Bradesco, Santander e casas lotéricas).

Confira o calendário de renovação da CNH:

CNH
Calendário para a renovação da CNH no Detran-SP (Crédito:Divulgação Detran SP)