(Reuters) – Gana confirmou oficialmente dois casos do vírus Marburg, uma doença altamente infecciosa semelhante ao Ebola, informou o serviço de saúde do país neste domingo.

Duas pessoas que morreram testaram positivo para o vírus em 10 de julho, mas os resultados tiveram que ser verificados por um laboratório no Senegal para que os casos fossem considerados confirmados, segundo a Organização Mundial da Saúde.

A África está se tornando mais liberal em relação ao aborto?

O Serviço de Saúde de Gana (GHS) disse que está trabalhando para reduzir qualquer risco de propagação do vírus, incluindo o isolamento de todos os contatos identificados, nenhum dos quais desenvolveu sintomas até agora.

Este é o segundo surto de Marburg na África Ocidental. O primeiro caso do vírus foi detectado no ano passado na Guiné, sem mais casos identificados.

Os dois pacientes na região sul de Ashanti apresentaram sintomas como diarreia, febre, náusea e vômito, antes de morrer no hospital, disse a OMS.

Desde 1967, foram registrados uma dúzia de grandes surtos de Marburg, principalmente no sul e leste da África. As taxas de mortalidade variaram de 24% a 88% em surtos anteriores, dependendo da cepa do vírus e do gerenciamento de casos, de acordo com a OMS.

(Reportagem de Alessandra Prentice)