O herpes labial é uma infecção viral e contagiosa causada pelo vírus da herpes simples (CID 10 – B00). É caracterizada pelo surgimento de bolhas pequenas e doloridas nos lábios, gengivas, língua, céu da boca, interior das bochechas, nariz e, às vezes, no rosto, queixo e pescoço.

Nestes locais, predomina-se a herpes simplex do tipo 1 (HSV-1), que pode também causar sintomas como aumento do tamanho dos gânglios linfáticos (ínguas), febre e dores musculares.

+ Vírus da catapora e herpes zoster pode desencadear Alzheimer, segundo estudo

Além deste, existe também outro tipo de vírus do herpes chamado de herpes simplex do tipo 2 (HSV-2), que é transmitido por via sexual. Ele provoca coceira e o aparecimento de bolhas ou mesmo úlceras na região genital.

A infecção cruzada dos vírus HSV-1 e HSV-2 pode acontecer se houver contato oral-genital (pode-se pegar herpes genital na boca ou herpes oral na área genital).

Estágios da infecção

O período de incubação do herpes labial varia entre dois a 26 dias. As lesões aparecem 4 a 6 dias após o contato, entretanto, a maioria das pessoas (80%) não desenvolve sintomas após a contaminação pelo vírus do herpes.

Depois da primeira infecção (primária), o vírus do herpes permanece dormente (latente) no corpo e pode ser periodicamente reativado e causar sintomas.

As três fases da doença são:

Infecção primária: produz uma erupção de bolhas pequenas e dolorosas e pode estar acompanhada de febre.

Latência: depois que a erupção de bolhas diminui, o vírus permanece em estado dormente (latente) em um gânglio da raiz dorsal localizado na medula espinhal e nesse estágio não há sintomas.

Recorrência: periodicamente o vírus pode ser reativado e causar um novo episódio de bolhas. Essa reativação pode ocorrer muitas vezes.

A reativação (reincidências) de uma infecção por HSV latente oral ou genital pode ser desencadeada por febre, menstruação, tensão emocional, supressão do sistema imunológico, trauma físico ou a superexposição à luz solar. Em algumas situações não se identifica o fator desencadeador do herpes.

Causas

A herpes labial é causada pelo vírus do herpes simples do tipo 1 (HSV-1) na maioria dos casos, mas é o vírus do herpes simples tipo 2 (HSV-2) o principal causador do herpes genital, também pode provocar herpes labial.

A infecção inicial pode não causar sintomas ou provocar o surgimento de bolhas na boca, porém a característica principal do vírus é permanecer em estado latente no tecido nervoso do rosto por tempo variado.

A maior parte da população apresenta anticorpos contra o vírus e dificilmente apresentam sintomas clínicos. Em algumas pessoas, o vírus volta à ativa e produz feridas recorrentes que aparecem geralmente no mesmo local.

Sintomas

Os sintomas de herpes labial pode ser divido em três estágios:

Coceira: no início da herpes labial, muitas pessoas sentem uma sensação de coceira, ardor ou formigamento ao redor de seus lábios antes do aparecimento das bolhas.

Bolhas: pequenas bolhas cheias de líquido geralmente surgem ao redor dos lábios, nariz ou bochechas.

Cicatrização: as bolhas se rompem e formam crostas que iniciam o processo de cicatrização.

Uma erupção normalmente envolve:

Lesões na pele, lábios, boca e gengiva
Bolhas doloridas que se rompem e liberam fluido
Várias bolhas pequenas que se unem para formar uma bolha maior
Crostas amarelas que se soltam e mostram uma pele rosa em cicatrização