27/10/2022 - 21:33
(Reuters) -A mais recente rodada de pesquisas eleitorais, nesta quinta-feira, mostrou que a disputa presidencial nos três maiores colégios eleitorais estaduais do país se alterou pouco em relação aos resultados do primeiro turno da corrida pelo Palácio do Planalto.
Bolsonaro tem a dianteira em São Paulo e no Rio de Janeiro, enquanto Lula lidera em Minas Gerais.
Em São Paulo, maior colégio eleitoral do país, o atual presidente tem 49% das intenções de voto contra 43% do petista segundo levantamento do Datafolha. No levantamento anterior, o placar estava em 47% a 43%. Os votos brancos e nulos somam 6% (antes eram 8%) e os indecisos seguiram em 2%.
+ A eleição da discórdia: como a campanha dividiu uma família
A margem de erro da pesquisa, realizada com 1.022 pessoa entre terça-feira e esta quinta, é de 3 pontos percentuais.
Na mesma linha, levantamento da AtlasIntel registra 51,1% para Bolsonaro no Estado e 46,6% para Lula, enquanto brancos, nulos e aqueles que não souberam responder somam 2,3%. A pesquisa, que tem margem de erro de 2 pontos percentuais, entrevistou 2.500 pessoas entre a última sexta-feira e a terça desta semana.
No primeiro turno, Bolsonaro teve em São Paulo 47,71% dos votos válidos (que excluem brancos em nulos) e Lula somou 40,89%.
MINAS GERAIS
Já em Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do país, o Datafolha mostra números praticamente invertidos: Lula tem 48% das intenções de voto contra 43% de Bolsonaro.
Os brancos e nulos somam 5% e os indecisos, 3%. Foram ouvidas 1.009 pessoas e a pesquisa também tem margem de erro de 3 pontos percentuais.
No Estado, a AltlasIntel apurou que o petista oscilou um ponto percentual para cima e pontua 51%, ao passo em que o atual presidente manteve-se estável e registra 47,8%. Entrevistados que não souberam responder ou que pretendem votar em branco ou nulo somam 1,2% nessa pesquisa, que tem margem de erro de 2 pontos percentuais e questionou 2.500 pessoas entre a sexta-feira da semana passada e a terça desta semana.
No primeiro turno, Lula teve 48,29% dos votos válidos contra 43,60% de Bolsonaro no Estado.
RIO DE JANEIRO
Terceiro maior colégio eleitoral do país, o Rio de Janeiro mostra a liderança mais larga de Bolsonaro entre os três Estados.
O presidente aparece com 51% das intenções de voto contra 41% do petista. A margem de erro da pesquisa, que ouviu 799 pessoas, é de 4 pontos percentuais. Os votos brancos e nulos somam 5%, e os indecisos são 3%.
No primeiro turno, o candidato à reeleição teve 51,09% dos votos válidos contra 40,68% de Lula no RJ.
Na pesquisa nacional do Datafolha também divulgada nesta quinta, Lula soma 49% das intenções de voto contra 44% do presidente. Na primeira rodada de votação nacional, o petista teve 48,43% dos votos válidos contra 43,20% do atual presidente.
(Por Alexandre Caverni, em São Paulo, e Maria Carolina Marcello, em BrasíliaEdição de Pedro Fonseca)