12/11/2022 - 18:09
O britânico George Russell levou sua Mercedes a primeira colocação na corrida sprint realizada na tarde deste sábado (12) e largará na frente para o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, neste domingo (13), em Interlagos.
Apesar de ter apenas 24 voltas, a corrida sprint no circuito paulista foi recheada de emoção. O pole position Kevin Magnussen sustentou a ponta na largada, onde permaneceu pelas duas primeiras voltas até ser superado pelo holandês Max Verstappen. Desse ponto em diante, o piloto da Haas foi perdendo posições até terminar na 8ª colocação.
+ Escultura de 3,5 metros de Senna é exposta no Autódromo de Interlagos em SP
Verstappen não repetiu o mesmo desempenho dominante com sua Red Bull, como aconteceu nas etapas anteriores. Perseguido por Russell, eles travaram um belo duelo, até que o britânico conseguisse a ultrapassagem na 15ª volta.
Logo depois foi a vez do espanhol Carlos Sainz atacar Verstappen e ganhar a segunda posição, com um toque que danificou a Red Bull do atual bicampeão. Na sequência, Hamilton também ultrapassou Verstappen para assumir o terceiro lugar.
A prova ainda viu dois embates entre companheiros de equipes. O primeiro entre os carros da Alpine, com Fernando Alonso e Esteban Ocon se enroscando na primeira e na segunda volta, o que fez eles terminarem na 15ª e 18ª colocações respectivamente.
O outro envolveu a equipe Aston Martin. O canadense Lance Stroll fechou a porta para o alemão Sebastian Vettel na reta oposta, empurrando-o para a grama. A manobra foi interpretada como antidesportiva pela direção de prova, que impôs uma punição de 10 segundos para Stroll ao final da prova.
Como o espanhol Carlos Sainz vai perder cinco posições no grid de largada pela troca de componentes do motor, a primeira fila para o GP de São Paulo será toda da Mercedes, com Hamilton na segunda posição ao lado de Russell.
O Grande Prêmio de São Paulo terá início as 15h e transmissão ao vivo pela Band.
Confira o resultado da corrida Sprint:
1) George Russell (Mercedes)
2) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
3) Lewis Hamilton (Mercedes)
4) Max Verstappen (Red Bull)
5) Sergio Pérez (Red Bull)
6) Charles Leclerc (Ferrari)
7) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
8) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
9) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes)
10) Pierre Gasly (AlphaTauri/Red Bull)
11) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes)
12) Mick Schumacher (Haas/Ferrari)
13) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari)
14) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari)
15) Fernando Alonso (Alpine/Renault)
16) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Red Bull)
17) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
18) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
19) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes)
OUT) Alexander Albon (Williams/Mercedes)