23/02/2023 - 12:27
Uma história improvável de superação levou a Heinz a criar uma campanha que tem gerado grande engajamento nas redes sociais. Em dezembro do ano passado, um homem chamado Elvis François ficou 24 dias à deriva no Mar do Caribe após perder o controle de seu barco e sobreviveu apenas comendo ketchup e condimentos.
Ele estava navegando perto da ilha de São Martinho quando as condições de tempo mudaram rapidamente, causando danos ao seu barco que deixaram incapaz de ser manobrado. Após 24 dias, ele foi resgatado pela Marinha da Colômbia a 120 milhas náuticas da cidade de Puerto Bolívar, após enviar uma mensagem de socorro pelo rádio. Apesar do tempo no mar e da dieta limitada, autoridades colombianas disseram que ele estava em bom estado de saúde. depois de avaliação médica e cuidados básicos, ele foi liberado e voltou para a ilha de Dominica, segundo a Marinha colombiana.
Ao ficar sabendo da história, a Heinz lançou uma campanha para encontrar o marinheiro que passou pelo perrengue no Mar do Caribe, pegando como gancho o fato de ketchup ter sido parte fundamental de sua dieta.
+ Kraft Heinz prevê lucro de 2023 abaixo do esperado, pressionado por alta de custos
Além de pegar carona em uma história que ganhou os jornais do mundo inteiro, a Heinz está prometendo presentear o marinheiro com um barco de última geração para que ele nunca mais tenha que passar por algo parecido.
A campanha teve início há cerca de uma semana, e até agora a companhia afirmou que conseguiu limitar suas buscas à ilha de Dominica, onde a companhia acha que ele se encontra.
Apesar disso, há cerca de 5 dias a Heinz afirma que chegou a um impasse, não conseguindo prosseguir na busca por falta de novas pistas sobre o paradeiro de François. Também diz que diversas pessoas tentaram se passar por ele para conseguir o prêmio que a marca está prometendo, mas foram logo descartados.
Apesar de estar conseguindo bastante engajamento com a campanha de marketing, a Heinz precisa da ajuda de locais para encontrar uma pessoa que aparentemente não tem nenhum traço digital e que vive a maior parte do tempo navegando pelos mares do Caribe. Além disso, Dominica é uma ilha pequena com apenas 71 mil habitantes e boa parte da população de baixa renda não tem acesso à internet, tornando a tarefa ainda mais complicada.
Apesar das dificuldades, muitos usuários das redes sociais estão torcendo e tentando ajudar na busca pelo marinheiro (ou “boat guy”, como a campanha da Heinz denominou François). Afinal, não é sempre que uma experiência ruim pode levar a uma oportunidade única de mudar a qualidade de vida de alguém.