27/01/2024 - 9:00
A procura por viagens rodoviárias por aplicativos aumentou em 53% no mês de dezembro, de acordo com dados da Buser. Isto porque, com o preço elevado das passagens áreas, o consumidor aderiu às plataformas que conectam viajantes a empresas de fretamento, barateando ainda mais a passagem deste setor.
No ano passado, os bilhetes aéreos ficaram 47% mais caros, a maior alta do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2023, segundo o IBGE. Já as passagens interestaduais e intermunicipais de ônibus subiram 3,88% e 5,12%, respectivamente.
+Fluxo no varejo físico cai, mas faturamento cresce 10% em dezembro, segundo IPV
Segundo o levantamento da Buser, apenas em dezembro houve um aumento de 10%, em relação a dezembro de 2022, na quantidade de passageiros transportados pelos seus parceiros. Foram quase 500 mil pessoas viajando pelas estradas.
“Com os preços das passagens aéreas praticamente inviáveis para grande parte da população, principalmente na ponte-aérea, as viagens de ônibus por aplicativo acabam sendo uma saída para o brasileiro se deslocar gastando menos. Ainda neste período de férias, entre janeiro e fevereiro, esperamos um aumento de 16% na procura por passagens, quando comparado ao mesmo período do ano anterior”, afirma Luiz Benício Rosa, CRO da Buser.
Entre os trechos de destaque, estão Rio de Janeiro – São Paulo, Belo Horizonte – Rio de Janeiro, Belo Horizonte – São Paulo, Belo Horizonte – Cabo Frio, Ribeirão Preto- São Paulo, Campinas – São Paulo, Belo Horizonte – Vitória, Curitiba – São Paulo, Belo Horizonte – Guarapari e Rio de Janeiro – Vitória.