Aguardar a música favorita tocar no rádio ficou em um passado distante. Com a chegada das plataformas de streaming na década passada, a experiência do entretenimento musical passou a ser cada vez mais personalizada por meio de algoritmos de Inteligência Artificial. Hoje, os aplicativos conseguem indicar não só canções favoritas, como também playlists em diferentes categorias e fases das vidas das pessoas. O Spotify, empresa sueca líder no segmento, é uma das que apostam nessa estratégia para atrair novos usuários, principalmente assinantes, e testa as soluções em diferentes países antes de adotá-las globalmente.

• A lista “Máquina do Tempo” — que sugere músicas da adolescência — está sendo testada no Brasil para assinantes.

• Outra ferramenta em avaliação no País é a página de contagem regressiva, em que fãs podem aguardar o lançamento de um álbum ou videoclipe de seu artista favorito.

“O Brasil tem uma singularidade no consumo de música doméstica e cria um ambiente interessante para a interação do público com seus criadores. O engajamento do brasileiro também é muito grande”, disse Roberta Pate, líder de negócios no Spotify Brasil.

Robô apresenta um show personalizado de músicas para cada assinante e comenta sobre artistas e canções. Recurso é oferecido em inglês em mais de 50 países (Crédito:Divulgação )

A próxima fase de inovação da gigante de streaming conta com Inteligência Artificial generativa.
 Chamado de “IA DJ”, o robô adapta um show para cada assinante do Spotify, selecionando as músicas e fazendo comentários sobre artistas e canções, sem a parte de pausa para a publicidade.
O recurso é oferecido em inglês em mais de 50 países, como Singapura, Paquistão, Filipinas, Nova Zelândia, África do Sul, Reino Unido e Nigéria, mas ainda não está disponível no Brasil.
A voz artificial é alimentada pela Sonantic AI, startup que traduz texto em fala comprada pelo Spotify em 2022. “É uma voz que vai conversando com você como se fosse uma rádio, independentemente da hora que você liga”, afirmou a executiva.

(Divulgação)

“Estamos testando ferramentas para que usuários tenham experiências interativas com os artistas, como um vídeo de oito segundos em looping na apresentação do álbum, videoclipes musicais e stories dos artistas contando novidades.”
Carolina Alzuguir, Head de Parcerias com Artistas e Gravadoras do Spotify no Brasil

Com investimento em tecnologia e parcerias estratégicas com artistas, a plataforma registrou o maior pagamento anual à indústria musical global de um único varejista em 2023, com mais de US$ 9 bilhões.

Desde a sua fundação, são mais de US$ 48 bilhões.

Pela primeira vez, o catálogo de artistas independentes e artistas assinados com gravadoras independentes representou metade do que toda a indústria gerou na plataforma em 2023.

No Brasil, esse número é maior: mais de 70% de todas as receitas geradas por artistas brasileiros no Spotify no ano passado foram de artistas ou gravadoras independentes. “Hoje em dia, é muito mais rápido e barato para um artista produzir, promover e distribuir o conteúdo. Além disso, o País historicamente consome e valoriza muito a própria cultura”, analisou Roberta.

Os números corroboram a afirmação da executiva. A quantidade de artistas brasileiros adicionados às playlists do Spotify aumentou 80% desde 2019. Em 2023, os pagamentos feitos pela plataforma a cantores nacionais atingiram o total de R$ 1,2 bilhão, quatro vezes do que 2018, segundo relatório Loud & Clear.

“A gente teve uma retomada muito forte após a demanda reprimida da pandemia e queremos continuar levando o artista para o usuário por meio de experiências digitais”, salientou a líder de negócios do Spotify Brasil.

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“A gente teve uma retomada muito forte após a demanda reprimida da pandemia e queremos continuar explorando como trazer o artista para o usuário por meio de experiências digitais.”
Roberta Pate, Líder de Negócios no Spotify Brasil

Para aproximar os artistas dos fãs, Carolina Alzuguir, head de parcerias com artistas e gravadoras no Brasil, atua para retomar alguns conceitos do passado, como encartes de CD, aplicando novas tecnologias. “Estamos testando ferramentas para que usuários tenham experiências interativas com os artistas, como um vídeo de oitos segundos em looping na apresentação do álbum, videoclipes musicais e stories dos artistas contando novidades.”

Segundo relatório divulgado pelo Spotify, a plataforma fechou 2023 com 602 milhões de usuários ativos por mês, um crescimento de 23%, ou 113 milhões de novos usuários, na comparação com o ano anterior.

Em relação ao número de assinantes premium, o crescimento foi de 15% no último ano, passando de 205 milhões para 236 milhões de usuários. É música para os ouvidos dos fãs e receita para os artistas e o Spotify.