27/02/2025 - 13:55
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou nesta quinta-feira, 27, ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que ele está “fazendo história” com as parcerias que estão sendo construídas entre governo federal e estadual. “Tem gente do lado do Tarcísio que não gosta de vê-lo ao meu lado, e vice-versa”, disse o petista, durante cerimônia de lançamento do edital do túnel Santos-Guarujá.
Lula também disse que fotografia de hoje marca “novo momento da história do Brasil”. O presidente também afirmou que vai para Santa Catarina na semana que vem e criticou o governador Jorginho Mello (PL), mas garantiu que não está preocupado. “Vou ao Estado que tem o governador que mais fala mal de mim”, comentou.
O projeto do túnel imerso ligando os municípios paulistas possui valor de investimento estimado em R$ 5,96 bilhões.
Dessa quantia, R$ 5,13 bilhões serão divididos entre os governos de São Paulo e o federal.
O restante será da concessionária que vencer o leilão previsto para ser realizado em agosto. A futura empresa será responsável pela construção, operação e manutenção do ativo.
No último dia 12, o governador Tarcísio se reuniu com o presidente Lula para tratar do tema. No encontro, foi formalizado o convênio que viabiliza a construção do túnel por São Paulo junto ao Ministério dos Portos e Aeroportos.
“Apresentamos uma proposta que iria acelerar o leilão do túnel Santos-Guarujá e o governo federal topou. O presidente da República deu ‘ok’. Hoje publicaram o convênio de delegação”, disse Tarcísio no dia 18. “Já tem data para o leilão, que é 1º de agosto. Estaremos na Bolsa para celebrar.”