Existe muito mais por trás de um logo do que podemos ver em uma primeira impressão. Representação visual de uma empresa, um logotipo é uma maneira de sintetizar tudo o que sua marca quer transmitir, seja pela escolha de cores, nome, fonte e desenho.

Pense na Apple: é só olhar para a maçã mordida que inovação e luxo vem a mente. Ou no touro vermelho, que logo remete ao mundo esportivo, imagem construída com anos de patrocínios da Red Bull em eventos deste tipo. O logo é a maneira não verbal e quase instantânea de fazer com que uma marca passe uma mensagem. Por conta disso, empresas gastam tempo e dinheiro para conseguir passar mensagens sem precisar dizer nada.

Nos casos abaixo, uma mostra de como pequenos desenhos podem conter mensagens poderosas.

Beats

Apesar de simples, o logo traz também uma”mensagem” secreta. A letra B estilizada dentro do uma bola é também a silhueta de uma pessoa usando um fone, trazendo um elemento pessoal para a marca

Amazon

O atual logo da Amazon foi apresentado em 2000. A primeira vista, a seta curvada embaixo do nome lembra um sorriso, porém ela traz outro significado. Começando na letra A e chegando na letra Z, a seta também reforça a ideia da enorme variedade de produtos da empresa, que vai da primeira a última letra do alfabeto.

Fedex

A célebre empresa de entrega que apareceu no filme Náufrago, tem uma seta entre as letras E e X, que passam a ideia de agilidade e rapidez.

NBC

 

O logo da emissora americana de TV NBC, foi criado na transição de aparelhos preto e branco para coloridos. A fim de provocar no consumidor a mudança de seus dispositivos, criaram um logo colorido com o slogan “orgulhoso como um pavão.” Por conta disso também é possível ver o desenho da ave na parte branca do desenho. Já as seis cores representam os seis setores da emissora

Roxy e Quicksilver

Divisão de roupas femininas da Quicksilver, o logo da Roxy nada mais é do que a junção de dois logos de sua marca-irmã, formando um coração. NO entanto, o próprio logo original esconde algumas mensagens, já que são a mistura de uma onda e uma montanha, ressaltando o viés de esportes radicais da marca.

Museum of London

Você talvez nunca tenha escutada falar do museu, mas seu logo merece destaque. As diferentes cores ao redor do texto não são aleatórias, mas sim representações geograficas da cidade de Londres ao longo de sua história.

Tour de France

A maior competição de ciclismo do mundo tem um logo clássico, com um “R” estilizado que junto com o círculo amarelo forma a imagem de um ciclista. Mas para além da imagem, o circulo amarelo também representa o sol, passando a mensagem de que a competição só acontece a luz do dia.

Gamecube

 

Video-game em forma de cubo lançado pela Nintendo tem um dos logos mais interessantes dos games. Além de ser um cubo dentro de um cubo, o desenho forma a letra G enquanto a parte branca, a letra C.

BMW

 

Por muito tempo se especulou que o logo da BMW representava uma hélice de avião ligada, remetendo ao passado da marca como produtora de motores de avião. Recentemente a empresa deixou claro que o quadriculado é uma homenagem a bandeira da Bavária, região da Alemanha onde a montadora foi fundada.

LG

Um dos maiores cases de logos instantaneamente identificados, o desenho não traz apenas as letras L e G, mas também a imagem de uma pessoa piscando.

Spartan

Outra marca que você provavelmente não conhece, mas que tem uma ótimo logo. O desenho do campo de golfe Spartan é dois em um. Em um primeiro momento é possível ver um golfista realizando sua tacada com destaque para a trajetória do taco. Porém, essa trajetória forma o topo do elmo tradicional dos espartanos, complementado pelo corpo do golfista, que também forma o rosto que completa o capacete.

Carrefour

Marca de varejo francesa, o Carrefour tem um logo tão tradicional quanto incompreendido. O nome da marca significa em francês bifurcação, e no desenho é possível ver duas setas apontando para lugares distintos. Já a parte branca forma a letra C, inicial da empresa.

Unilever

Uma das empresas com enorme variedade de produtos sob seu guarda-chuva, a Unilever traz dentro de seu logo uma séria de pequenas ilustrações que representam alguns de seus produtos mais famosos.

Toblerone

 

A marca dos chocolates triangulares guarda seus segredos também. O logo mostra a montanha Matterhorn, mas dentro dela há a imagem de um urso, simbolizando o sabor de mel presente no produto, além do fato do Toblerone ser feito na cidade dos ursos.

Toyota

Os três círculos unificados, segundo a Toyota, significam a união do coração dos clientes com o coração dos produtos da marca. Só que mais do que isso, é possível identificar todas as letras que formam o nome da empresa em seu logo.

Audi

Os quatro círculos representam as quatro empresas que se fundiram para fundar a Auto Union, que posteriormente se tornou a empresa atual: Audi, DKW, Horch e Wanderer.

Apple

 

A mordida da mação não existe por acaso. Foi um detalhe adicionado pelo designer do logo, que adicionou a mordida para que, em casos do desenho estar muito pequeno ou muito longe, não ser confundido com uma cereja.

Pinterest

Na rede social onde é possível usar tachinas para compor o seu mural virtual, a primeira letra do logo é a própria tachinha.

Atlanta Falcons

O falcão estilizado do time de futebol americano forma a letra F, inicial do time.

Fórmula 1 (logo antigo)

Por 23 anos este foi o logo da Fórmula 1, que entre a letra F e o detalhe em vermelho se desenha o número 1. Aparentemente a nova gestão da categoria não achava o logo antigo claro, e mudou para a temporada 2018.

Cisco

A empresa fundada em São Francisco homenageia a cidade em seu nome e em seu logo – perceba como os traços formam a silhueta da icônica Golden Gate.