A Apple revelou várias atualizações para os seus produtos na edição 2020 do Worldwide Developers Conference (WWDC), sua conferência anual que começou hoje hoje (22). Direcionada para desenvolvedores, esta é a primeira vez que o evento é realizado online por causa da pandemia de coronavírus.

O novo iOS 14, a próxima grande atualização de software para o iPhone, oferece um design totalmente novo para os usuários. O layout da tela inicial permite usar os aplicativos sem iniciar a versão completa, além de facilitar a categorização dos apps para visualizar mais informações, disponível na “App Library”.

+ Apple volta atrás e fecha lojas nos EUA com aumento de casos de COVID-19
+ Apple destina US$ 100 milhões a iniciativa de justiça racial
+ Site da Apple inicia venda de iPhone SE no brasil por R$ 3.329,10

Outra novidade do sistema operacional são os Widgets na página inicial. Eles terão vários tamanhos, para que o usuário escolha a quantidade de informações que deseja em cada. Com o Smart Stack, será possível deslizar pelos widgets e escolher o que quer ver naquele momento.

Uma atualização esperada pelos fãs da marca é a Picture-in-Picture, que permite assistir a um vídeo do YouTube e usar o Twitter ou Instagram simultaneamente. A Siri também tem novidades com a opção de traduzir texto e voz. Será possível ainda fixar conversas no iMessage, além de novos recursos de Memoji.

macOS

Para os computadores, a companhia anunciou que o macOS está com um design completamente novo. Um dos destaques é o navegador Safari, que funcionará de maneira mais integrada a outros dispositivos da marca. De acordo com a Apple, o browser é o mais rápido do mundo, sendo 50% mais veloz do que o rival Chrome.

A Apple também divulgou que está colocando o Centro de Controle do iPhone no Mac, que permite acessar mais facilmente diversos controles. O objetivo da empresa é tornar o software do computador mais compatível com o do iPhone e iPad.

A companhia anunciou ainda o fim do uso de processadores da Intel em seus computadores. Agora, a Apple vai adotar seu próprio chip ARM. Os próximos computadores da marca poderão rodar Word, Excel, PowerPoint, Photoshop, Lightroom e outros apps de forma nativa.

O primeiro Mac com o chip próprio será lançado este ano e a transição total deve levar dois anos, segundo estimativas da empresa. O evento contou com o anuncio das melhorias dos sistemas do iPad, AirPods e Apple Watch.

Os desenvolvedores poderão acessar as versões beta de todos os novos softwares anunciados pela Apple a partir de hoje, enquanto os consumidores poderão experimentar a versão beta pública no próximo mês e a versão final deve estar disponível em setembro. As informações são do Business Insider.

O assunto é um dos mais comentado do dia no Twitter. Veja a reação de alguns usuários: