Um estudo da Universidade Rutgers publicado no American Journal of Surgery projetou que as mesas de vidro, comuns em escritórios e casas, são responsáveis por mais de 2,5 milhões de lesões por ano. Segundo o estudo, que mapeou 3.265 lesões por meio de um sistema utilizado pelos hospitais norte-americanos, 15% dos feridos pelas mesas foram graves e 24% foram atendidos em centros de trauma nível 1. O levantamento dos pesquisadores da Rutgers durou seis anos.

+ Hospitais do SUS se mobilizam para aumentar segurança de pacientes
+ OMS alerta sobre aumento de casos e hospitalizações por covid-19

Um dos problemas desses tipos de lesões é que eles atingem especialmente braços, ombros e testa e pelo menos metade deles causam lacerações em órgãos, perfurações de vasos e podem levar a morte.

As pessoas que mais se machucam são crianças menores de 7 anos, jovens na faixa dos 20 anos e pelo menos 70% das vítimas eram homens.

Dos pacientes que se machucaram com as mesas de vidro, pelo menos um terço deles sofreram lesões em órgãos profundos e 58% necessitaram de cirurgia.

Por isso, se você estiver pensando em comprar uma mesa nova, a dica é optar por vidros temperados, que são mais resistentes e, ao serem quebrados, não formam estilhaços que possam machucar.